Tesouros da Amazônia: arqueólogos descobrem ilhas artificiais construídas no período pré-colonial

Um pouco de surpresa histórica para “adocicar” / colorir o seu dia: arqueólogos descobriram, recentemente, ilhas artificiais na região do Médio e Alto Solimões, na Amazônia.

Tesouros da Amazônia: arqueólogos descobrem ilhas artificiais construídas no período pré-colonial

28/JAN

Olha que bacana!

São cerca de 20 sítios arqueológicos de antigas aldeias construídas – nos períodos pré-colonial e colonial – em áreas de várzea.

Chamadas de “aterrados” pelas populações locais, as estruturas de terra ficam bem perto de áreas com depressões (chamadas de “cavadas”) de onde foi retirado o material para a construção das ilhas....Há centenas de anos! 

Foi em 2015 que o mundo teve as primeiras informações a respeito das construções no Amazonas. Na ocasião, foram feitos levantamentos de campo, realizados na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã.

Em julho de 2018, outro aterrado foi encontrado, porém, durante uma expedição ao rio Juruá, na mesma região. Na sequência, foram encontrados mais três no rio Jutaí e outros cinco nos rios Japurá e Auati-Paraná.

Ávido por atestar “a novidade” com os próprios olhos, Márcio Amaral, arqueólogo do Instituto Mamirauá, subiu, em outubro, para a região do rio Içá, no Alto Solimões. Ele foi guiado por informações de um morador da cidade de Tonantins (AM). 

Passados cinco dias de viagem de barco, o pesquisador ficou maravilhado ao descobrir um conjunto de 13 ilhas artificiais. Cada uma apresenta área entre um e três hectares e mede de seis a sete metros de altura.

Imagine só quantos indivíduos foram necessários para construir, movimentar milhares de metros cúbicos de terra e fazer uma organização desse tipo?

 “É preciso ter pessoas, organização para coordená-las e, também, engenheiros que projetem estruturas como essas, a fim de que elas se sustentem”, disse o arqueólogo.

Mas quem, afinal, construiu as ilhas artificiais?

Márcio conta que os achados corroboram a teoria de que a Amazônia era densamente povoada e composta por sociedades complexas e organizadas antes da chegada dos europeus.

Ele prossegue dizendo que, visto que as ilhas construídas estão em área atribuída aos antigos omáguas (povo indígena do tronco tupi que também figura nas antigas crônicas de navegadores espanhóis e portugueses) é muito provável que os aterrados estejam lá desde o período que vai dos séculos 16 ao 19.

Interessante, não?


[Fonte: iG // Último Segundo // Ciência]