Apresentamos a SciELO, respeitada biblioteca digital da América Latina

Já ouviu falar na SciELO? Trata-se de um portal – de livre acesso e com modelo cooperativo de publicação digital – que reúne e publica, na internet, textos integrais de revistas acadêmicas brasileiras.

Apresentamos a SciELO, respeitada biblioteca digital da América Latina

28/OUT

A plataforma é resultante de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).

Mas como, exatamente, usar a ferramenta?

Nós explicamos.

Distintamente do Google Acadêmico – que só lista artigos científicos com critérios próprios – a base SciELO tem por intuito desenvolver uma metodologia padrão para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.

É por isso que fornece acesso integral a coleções de títulos em série, assim como a textos completos de artigos.

Hoje em dia são, aproximadamente, 600 mil artigos e mais de mil periódicos oferecidos pela plataforma. O acesso a todo este material pode ser feito por meio de índices e formulários de pesquisa.

A SciELO conta, atualmente, além do Brasil, com a participação ativa de diversos países ao redor do mundo, como África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

Atualizada com frequência, a plataforma oferece versões em português, espanhol e inglês.

Visto que o uso da plataforma não requer cadastro prévio, seu acesso é bastante simples. É possível fazer buscas usando palavras-chave, assuntos, letras e até mesmo por meio de periódicos.

Desde 2002, o projeto passou a contar também com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


[Fonte: blog.mettzer.com]