O que é a Base LILACS, você sabe?

Você já ouviu falar em LILACS? Trata-se do mais  abrangente índice de literatura científica e técnica da América Latina e Caribe (AL&C).

O que é a Base LILACS, você sabe?

25/OUT

São 898 bibliotecas e centros de documentação, de 40 países, cooperando com a rede LILACS. O Portal concentra – para pesquisa – mais de 690 mil registros (entre artigos de periódicos, teses, monografias e literatura não convencional). 


A Metodologia LILACS – que permite gestão e ingresso de conteúdos por agentes da rede – conta com os seguintes aplicativos:

- LILDBI-Web (LILACS Descrição Bibliográfica e Indexação versão Web 1.7b) – permite entrada, manutenção, controle de qualidade, armazenamento e recuperação de dados em bases de dados bibliográficas de forma descentralizada;

- LILACS-Express Editor – sistema que inclui os mínimos dados de periódicos (que não são indexados em SciELO e que não usam a referida metodologia);

- LILACS Submission – a fase contempla o envio de arquivos no formato ISO 2709 para inclusão na base de dados LILACS e acompanhamento do status de processamento dos lotes de registros; 

- Social CheckLinks – sistema que permite a correção descentralizada de links quebrados nos registros das FI com a colaboração da rede BVS.

LILACS tem por prioridade – como já assinalamos no início – o registro da literatura científica de qualidade produzida na AL&C (sempre complementando índices internacionais MEDLINE).


O Brasil é o país que mais publica revistas científicas na área da saúde na região AL&C. Conta, atualmente, com 348 títulos indexados na LILACS.


[Fonte: www.paho.org]