Saiba mais sobre o Mestrado no Brasil

Evolução acadêmica, sem dúvida, é um dos grandes bálsamos para a alma. Sem contar que constitui um importante – e potente – motor para o progresso profissional. No percurso dessa estrada universitária está o Mestrado.

Saiba mais sobre o Mestrado no Brasil

23/OUT

No Brasil trata-se do primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu que tem por intuito, não só possibilitar uma formação mais profunda, como – também – preparar professores para lecionar em nível superior (seja em faculdades ou nas universidades e promover atividades de pesquisa).

Em território brasileiro, os cursos de Mestrado são integrados por professores doutores que trazem na bagagem suas respectivas linhas de pesquisa, além de acentuadas experiências nas respectivas áreas de atuação. Alunos que intencionam ingressar nesta etapa dos estudos têm de apresentar projetos de pesquisa que sejam interessantes o suficiente para que sejam aceitos em determinados programas de conveniência.

Mestrado pode ser acadêmico ou profissional. O segundo pode ser orientado pela Portaria MEC nº 389, de 23 de março de 2017.

Ao longo de – usualmente – dois anos / dois anos e meio, o (a) aluno (a) de Mestrado realiza pesquisas (sempre sob a orientação de um doutor na área escolhida) que deverão originar dissertação sobre um determinado assunto escolhido, com metodologia adequada ao desenvolvimento do trabalho.

A pesquisa científica desenvolvida no período do Mestrado pode ser realizada, por exemplo, por meio de estudo de caso, de pesquisa de campo ou em laboratório e deve ser apresentada na forma dissertativa. Esta averiguação deve ser aceita e considerada relevante pelos professores do curso e deve, também, ser condizente com as linhas de pesquisa dos docentes. O (A) candidato (a) a mestre ainda deve estar devidamente informado (a) sobre os principais avanços de seu campo de estudo em nível internacional, o que significa que ele (a) precisa ter conhecimento de mais uma língua.

Ao final do curso, o (a) candidato (a) ao título de mestre é submetido (a) a uma avaliação na qual deverá apresentar seu trabalho a uma banca examinadora. Esta é formada – em geral – por três professores que vão julgar a capacidade adquirida pelo (a) aluno (a) de desenvolver um trabalho autônomo e de produzir material proeminente na área definida.

A referida etapa de preparação acadêmica é seguida pelo Doutorado, que capacitará o (a) interessado (a) como pesquisador (a).


[Fonte: pt.wikipedia.org]