Saiba mais sobre a febre amarela

Já há algum tempo os brasileiros vêm ouvindo falar sobre a febre amarela.

Saiba mais sobre a febre amarela

18/OUT

Trata-se de uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e que apresenta dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

Atualmente, no Brasil, a enfermidade apresenta, em seu aspecto silvestre, contornos endêmicos (na região amazônica). Na área extra-amazônica, períodos epidêmicos têm sido registrados ocasionalmente, o que caracteriza a reemergência do vírus no País.

O registro de ocorrência, em geral, é sazonal, com a maior parte dos casos sendo verificados entre dezembro e maio. Os surtos ocorrem com periodicidade irregular, em condições nas quais o vírus encontra circunstâncias favoráveis para a transmissão (temperaturas altas e pluviosidade; alta densidade de vetores e hospedeiros primários; presença de indivíduos suscetíveis; baixas coberturas vacinais; eventualmente, novas linhagens do vírus), podendo se disseminar para muito além dos limites da área endêmica e atingir outros estados.

Mas quais são os sintomas da febre amarela?

Anote: início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, além de fadiga e fraqueza.

Diante de dois ou mais desses sintomas reunidos, a recomendação é procurar os serviços de saúde com urgência.

E como prevenir a febre amarela?

Só há um jeito: vacinando-se.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta vacina contra febre amarela para a população.


[Fonte: http://saude.gov.br/]