Hoje é Dia do Atletismo no Brasil. A origem desse esporte está na Grécia Antiga

Hoje, 9 de outubro, celebramos – no Brasil – uma das práticas esportivas mais antigas do mundo: o Atletismo.

Hoje é Dia do Atletismo no Brasil. A origem desse esporte está na Grécia Antiga

09/OUT

O esporte – um dos mais antigos do mundo, considerado como “base” por utilizar os movimentos primários do ser humano (correr, andar, saltar e arremessar) – surgiu nos primeiros Jogos Olímpicos, por volta do ano 776 a.C, na Grécia.

No Brasil, no entanto, a história do Atletismo é bem recente. Foi só em 1910 que surgiram, por aqui, as primeiras competições.

E o órgão que regulamenta as normas deste esporte no nosso território – a Confederação Brasileira de Atletismo – é ainda mais recente. Só foi criada em 1977.

Quando pensamos na ideia do Atletismo podemos até achar – momentaneamente – que a prática está muito distante dos nossos dias, concentrada nas provas olímpicas que acompanhamos de quatro em quatro anos pelo mundo afora. Mas não. Todos os anos acompanhamos pela TV (ou pelo menos ouvimos / lemos a respeito) uma competição de Atletismo que já é muito famosa por aqui, desde 1925.

É a Corrida de São Silvestre.

Sim, no Brasil, já por tradição, o último dia do ano tem toda uma ligação com o Atletismo.

Inclusive são muitos os que – mesmo sem serem atletas, também, já por costume – se inscrevem na corrida só pela farra, pela comemoração, e saem nos últimos pelotões. 

Dito isso, agora que já te contamos que hoje é dia importante no calendário, vamos aproveitar o 9 de outubro para te perguntar: é este ano que você estreia na São Silvestre? 


[Fonte: www.calendarr.com]