A relevância da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um instituto vinculado ao Ministério da Educação do Brasil (MEC) que atua – especificamente – na expansão e na consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da federação.

A relevância da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

04/OUT

A CAPES atua de forma particular na avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu do país.

 Trata-se da única entidade habilitada para determinar eventuais descredenciamentos de cursos (ou seja, seus fechamentos), caso estes apresentem notas insuficientes, no cômputo geral, no que tange à qualidade e ao aproveitamento dos alunos.

A CAPES também promove o acesso à produção científica e sua respectiva divulgação.

O rol de atividades ainda é preenchido por: investimentos na formação de recursos humanos de alto nível (no país e exterior); promoção da cooperação científica internacional; indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.

A CAPES tem sido fundamental para o alcance de êxitos no sistema nacional de pós-graduação. Não só no que tange à consolidação do quadro atual como, também, na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as necessidades da sociedade demandam.

Um sistema de avaliação contínua, regularmente aperfeiçoado, é ferramenta importantíssima para que a comunidade universitária esteja, sempre, no caminho da excelência acadêmica, tanto para os mestrados como para os doutorados nacionais.

As conclusões das avaliações perpetradas constituem importante base para a concepção de políticas viáveis e úteis para a área de pós-graduação, além de serem fundamentais para o ajustamento de condutas relativas a fomento de bolsas de estudo, auxílios e apoios.


[Fonte: www.capes.gov.br]