Felicidade tem fórmula? Com algumas poucas atitudes cotidianas é possível, sim, alcançá-la!

Vai parecer conversinha, a gente sabe, maaas...É verdade, existem atitudes cotidianas que, juntas, podem compor, sim, a tal da fórmula da felicidade. E esse estado de espírito não tem a ver – como muita gente pode pensar – com a situação da conta bancária, viu? A conversa aqui é sobre qualidade de vida.

Felicidade tem fórmula? Com algumas poucas atitudes cotidianas é possível, sim, alcançá-la!

03/OUT

Especialistas em desenvolvimento de inteligência emocional contam que existe uma dupla de fatores que impacta – efetivamente – no nível de felicidade da sociedade como um todo. Um é a falta de compreensão sobre sentimentos como a tristeza, o medo e a raiva. O outro é a tentativa, a todo custo, de querer evitá-los e reprimi-los.

Em primeiro lugar, é sempre bom lembrar que a ideia de um estado de felicidade permanente não é nada viável. Pelo simples motivo de que impossibilita a realização de um exercício fundamental para a manutenção da saúde mental: o acolhimento das frustrações pessoais.

Ainda assim, os experts em inteligência emocional ensinam que existem, sim, estratégias bem eficientes para que todos nós possamos atingir o que chamamos de contentamento pessoal.

E não é complicado, viu?

Um bom começo é desenvolver a capacidade de agradecer. Quando conseguimos ser gratos por todas as situações e acontecimentos ampliamos nossas perspectivas e focamos de maneira bem melhor nos aspectos do dia a dia.

O próximo passo é fazer o que precisa ser feito. Um dos elementos que mais impedem a sensação de felicidade é a incapacidade de estar no momento presente. Na grande maioria dos casos, essa dificuldade é provocada pela ansiedade, ou seja, pelo medo do futuro.

Seguimos na lista com dicas como comprar experiências em vez de objetos (investir em viagens é tudo de bom!), simplificar a vida (concentrar esforços e energia no que, de fato, importa), tratar de ver os amigos com mais frequência e ser engajado/a (desempenhar atividades que trazem prazer é chave para conquistar a motivação e a força que levam à superação).

Tudo anotado aí?

Então...mãos à obra!

A felicidade dos seus dias está nas suas ações cotidianas.


[Fonte: GQ // Globo.com]