Meditação simples e diária ajuda a dormir melhor! Saiba como fazer

Vamos começar esta conversa com uma perguntinha básica: como vai o seu sono?

Meditação simples e diária ajuda a dormir melhor! Saiba como fazer

02/OUT

Tudo tranquilo por aí? Sim? Não? Mais ou menos?

É bem comum que, no dia a dia, cada um de nós precise dar conta de demandas, resolver problemas, estabelecer conexão com pessoas, ver os mais diferentes conteúdos, ler coisas...Ufa! Quando mesmo é que encerramos os programas desse notebook chamado cérebro?

Resposta: mantemos o estado de alerta até o último resquício de energia, até que nosso corpo, exausto, faça com que caiamos no sono.

E, no dia seguinte, adivinha?

Tudo de novo!

Este acúmulo vai fazendo com que cada um de nós vá acumulando reflexos dos dias anteriores e, visto que a mente humana é igualzinha ao computador que já mencionamos, é preciso que “fechemos os programas”, que apaguemos o que já não importa mais.

O sono – caso você não saiba – é o reflexo do dia que cada um de nós viveu. Assim como o corpo, o sono é influenciado pelas emoções e pensamentos. Se nos deitarmos sem relaxar, ou seja, atingidos pela inquietude das emoções, responsabilidades e preocupações, certamente teremos um sono agitado, até desgastante. Ou seja, muito ao contrário da ação revigorante que deveria ter.

Mas como conseguir, de fato, relaxar?

Uma dica muito boa é meditar.

Meditar?

Sim! Vem ver como fazer...

Deite na cama, feche os olhos, inspire contando quatro segundos, segure o ar por mais quatro segundos, solte o ar por outros quatro e segure a respiração por mais quatro segundos. Repita esse processo todo por cinco minutos.

Dizem especialistas em relaxamento que, fazendo esse exercício toda noite, em menos de dois meses você irá desfrutar de uma qualidade de sono muito melhor.

Tente aí!

Se a mente humana, como dissemos acima, é como um computador, fazer a manutenção diária é fundamental para que a “máquina” siga funcionando, a todo vapor, por muitos anos.

Bom sono, bons sonhos!


[Fonte: GQ // Globo.com]