Desafio da batata: entre a doce e a inglesa, qual é a mais saudável?

Em uma hipotética batalha entre dois tipos de batata, a doce e a inglesa, em termos de capacidade nutritiva, qual delas você acha que levaria a melhor? Antes mesmo que você coce a cabeça aí, pensando na resposta, de cara nós já vamos solucionar essa questão: a batata doce tem uma leve vantagem sobre a batata inglesa (por conta dos antioxidantes), maaaas, as duas opções – desde que não sejam fritas – são super saudáveis, cheias de nutrientes.

Desafio da batata: entre a doce e a inglesa, qual é a mais saudável?

26/SET

Tá, agora que acabamos com o mistério, vamos aprofundar no assunto.

É consenso que batatas são práticas e deliciosas, certo? Pois é, porém, nutricionalmente, elas nunca gozaram de reputação muito boa.

De olho nessa questão, Keri Gans, consultor nutricional e autor do livro The Small Change Diet (algo como “A dieta da pequena mudança), e Sonya Angelone, porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics (EUA), se uniram e foram mais a fundo no tema.

Entre as conclusões a que chegaram, depois de muitos estudos, está a de que a batata doce é repleta de nutrientes, incluindo os anti-inflamatórios e os que regulam o açúcar no sangue.

A coloração do tubérculo também ajuda bastante na hora de escolher o tipo que será consumido. Quanto mais alaranjada a batata-doce, por exemplo, mais betacaroteno ela contém e isso significa...mais vitamina A!

Tá, e mais vitamina A implica em...?

Nós te contamos. Mais vitamina A no organismo revela pele, ossos e olhos mais saudáveis. E, visto que também funciona como antioxidante, o nutriente em questão ainda garante proteção às células.

A batata-doce também traz em sua composição as vitaminas C e B6, além de potássio e manganês. E, só para registro, se você é do tipo que sofre com câimbras e já cansou de comer banana para resolver o problema, saiba que que uma batata-doce de tamanho médio contém duas vezes a quantidade de potássio (nutriente cuja ausência no organismo produz a referida sensação dolorosa de contração involuntária de um músculo ou de um grupo muscular).

Ok, agora vamos à batata inglesa? 

Ela contém amido, informação que – por si só – costuma transformá-la em vilã das dietas e faz com que muita gente torça o nariz (sem razão, porque a batata-doce também tem).

O pesquisador Keri afirma que a má reputação da batata inglesa não tem fundamento e que o fato de conter amido não a transforma em alimento não-saudável. Muito pelo contrário. A batata inglesa, branca, ganha em termos de proteína. Uma unidade média conta com 2 gramas a mais do que a versão doce.

E, por fim, voltando a falar do amido presente na batata inglesa, Sonya conta que trata-se do tipo resistente, que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e contribui para a saciedade.

Entendeu, né?

As duas – cada uma à sua maneira – fazem bem à saúde.

Logo, a recomendação dos especialistas é – claro, sem exagero – coma batata!


[Fonte: iG // Delas // Alimentação e Bem-Estar]