Confira alimentos para adotar na alimentação antes mesmo da consulta com o (a) nutricionista

Pensando aí em passar no (a) nutricionista para “arrumar” a sua alimentação e, enfim, perder os quilos que você deseja?

Confira alimentos para adotar na alimentação antes mesmo da consulta com o (a) nutricionista

06/SET

Excelente decisão! Sua saúde agradece!

O acompanhamento de um (a) profissional é sempre indispensável para o sucesso do “projeto emagrecer com saúde”.

Mas, sabia que, enquanto você não vai à consulta, já dá para ir tornando as suas refeições mais saudáveis?

Dá sim! Vem ver...

São alternativas bem acessíveis para o cotidiano e o melhor é que todas são repletas de nutrientes (grandes fornecedores de antioxidantes e substâncias que deixam o organismo mais vigoroso).

Vamos começar com a semente de linhaça?

Trata-se de uma excelente fonte de gorduras poli-insaturadas – como o ômega 3 de origem vegetal – que age no organismo como potente anti-inflamatório reduzindo o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como as do coração.

Excelente fonte de fibras, também ajuda – e muito – no trânsito intestinal.

 A linhaça também contém substâncias chamadas lignanas, que controlam o estado oxidativo, reduzindo os malefícios causados pelos radicais livres. Ainda atua no metabolismo dos lipídeos sanguíneos, reduzindo LDL, triglicerídeos e fatores inflamatórios. Estudos também já comprovaram que seu consumo é bem eficiente para o controle de peso. E, só para você saber, a inclusão de 1 a 2 colheres de sopa por dia já vai fazer maravilhas pela sua saúde.

Outro hábito que você pode adotar é o consumo de oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas. Elas trazem fitoquímicos – como fitoesteróis e polifenóis – que diminuem bastante o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

Uma boa dica é consumi-las nos lanches intermediários – no meio da manhã e no meio da tarde – para estabelecer a saciedade.

Mais uma dica?

Vamos lá...lentilha!

Se você é daqueles (as) que só comem a referida leguminosa na época das festas de fim de ano, não sabe o que está perdendo! A lentilha já deveria estar no seu cardápio diário há muito tempo. Pelo bem da sua saúde!

A lentilha apresenta excelente perfil nutricional, pode ser alternativa para o feijão e, inclusive, em comparação a este, apresenta maiores teores de fósforo, ferro e zinco.

E não para por aí! Ainda contém um aminoácido chamado triptofano, que auxilia na formação de serotonina, responsável por nossa sensação de prazer e bem-estar.

E como consumi-la no dia a dia?

Fácil! Você pode prepará-la cozida, como acompanhamento do arroz, incluí-la em saladas, sopas e até usá-la como base de hambúrguer!

Uhhmm...delícia, hein?

Então, o que achou das dicas? Tudo anotado aí?

Divirta-se com a alquimia saudável na cozinha!


[Fonte: UOL // Viva Bem]