Gordura faz bem à saúde, sim! Desde que consumida de forma equilibrada

Buscando emagrecer? Ou tentando baixar alguma taxa do seu corpo para ficar mais saudável? Se você está em um desses grupos, certamente, já “riscou” (ou está tentando “riscar”) a gordura do seu cardápio regular.

Gordura faz bem à saúde, sim! Desde que consumida de forma equilibrada

04/SET

É ou não é?

Pois bem...Muita calma nessa hora!

A gordura virou inimiga número um quando o assunto é restabelecer a saúde do organismo, porém, é preciso saber que o corpo humano precisa desse macronutriente. Não só dele, como também de dois outros macros: carboidrato e proteína.

Os três juntos são responsáveis por processos celulares e absorção de vitaminas.

Consumidos com equilíbrio eles podem até – é verdade – ajudar na perda de peso!

Pois é, apesar de carregar a pecha de vilã, a gordura é boa. Sim, é! Faz parte das membranas celulares e é fonte de energia. Porém, claro, é preciso consumi-la de forma 

moderada, sempre preferindo as gorduras de origem vegetal, as que são consideradas boas.

– Ué...e tem gordura boa e ruim?

Tem sim! E o corpo humano precisa das duas!

As boas, ou insaturadas, estão nos óleos vegetais (como os de soja, canola e oliva) e em frutos (como o abacate e as oleaginosas). Já as ruins, ou saturadas, podem ser encontradas em alimentos de origem animal (como carnes vermelhas, ovos, queijos e laticínios em geral).

Para você saber, as insaturadas podem ser consumidas, diariamente, até 33 g. E o limite, no mesmo período, para as saturadas é de 22 g (pensando em pessoas em dietas de 2 mil calorias diárias). 

E então?

Firme aí no seu propósito?

Procure um (a) nutricionista para te orientar direitinho e...

Saúde para você!


[Fonte: UOL // Viva Bem]