Anda se sentindo muito cansado (a)? É a sua alimentação que pode estar toda errada!

E eis que, por mais que se esforce para ir dormir cedo e descansar bem, você já tem levantado da cama, de manhã, cansadão (ona)...
Anda se sentindo muito cansado (a)? É a sua alimentação que pode estar toda errada!

02

SET


– Deve estar acontecendo alguma coisa com o meu corpo, não é possível! – pensa aí com os seus botões.

Se pudéssemos ser um dos seus botões, nós responderíamos: “Deve, não! Está acontecendo alguma coisa – e muito errada – com o seu corpo! E a culpa é sua!”

– Minha? Mas o que foi que eu fiz?

Resposta direta e reta: não está cuidando adequadamente da sua alimentação.

Prestar a devida atenção aos alimentos que escolhe para nutrir seu corpo é fundamental para fornecer energia ao seu organismo e garantir a sua boa saúde.

Para afastar o cansaço e ter mais disposição é preciso que você ingira quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas.

E não adianta querer tirar grupos alimentares da dieta regular ambicionando, por exemplo, o emagrecimento. Fazendo isso você só se sentirá ainda mais cansado (a) e, pior, pode ficar anêmico (a). A “receita” do parágrafo acima é a mais certa para que as células do seu corpo tenham energia suficiente para trabalharem de acordo.

Tá, mas o que seriam, então, esses alimentos mais adequados para fornecer a energia da qual o corpo precisa para funcionar bem?

Vamos lá: nozes, banana, aveia, alface, sementes (como chia e linhaça), abacate, feijão, ovos, leite, espinafre e muuitaa água para que o corpo esteja sempre hidratado.

Ok, ok, ok....e do que se manter longe?

Claro que também tem a listinha dos alimentos que contribuem para que o cansaço tome conta do seu corpo, certo? Vamos a ela!

Evite: sal em excesso, fast-foods, carboidratos refinados (como as farinhas brancas), cafeína e bebidas alcóolicas.

– Café?? Ué, gente, mas café não confere energia?

Sim, em um primeiro momento, o famoso cafezinho vai, de fato, gerar mais energia, porém, sua ação no sistema nervoso tem como um dos efeitos a fadiga. A cafeína, no cérebro, bloqueia os efeitos da adenosina – substância que ajuda na transferência de energia e na promoção do sono – gerando efeito estimulante. Qual a consequência disso? O cansaço e falta de disposição.

Bom...tudo anotado aí?

Uma alimentação adequada é peça-chave para garantir sua plena disposição na realização das tarefas diárias.

Procure um (a) nutricionista para te ajudar nessa missão!


[Fonte: UOL // Viva Bem]