O que logística e medicamentos têm a ver um com o outro?

Entre a saída da indústria e a chegada a farmácias localizadas nos mais distantes rincões do país, medicamentos em geral percorrem um looongo caminho.

O que logística e medicamentos têm a ver um com o outro?

20/AGO

Ainda mais sendo o Brasil um país de dimensões continentais.

É por isso que, a fim de que as populações não fiquem desassistidas, sem as medicações das quais necessitam, é preciso que farmacêuticos tenham boa noção de Logística.

Pois é, o (a) farmacêutico (a) contemporâneo (a) não é responsável só pela administração de medicações corretas para os pacientes. Ele (a) também precisa saber gerenciar os estoques dentro da farmácia em que atua, mantendo sempre uma reserva de segurança (principalmente dos medicamentos controlados e daqueles que precisam de refrigeração para serem conservados). Quando alguma parte desse intrincado processo falha, quem sai perdendo é o consumidor final.

Muito bem, uma vez dominado o controle interno, a próxima etapa diz respeito à supervisão – qualificada – dos processos externos (que dizem respeito ao deslocamento e à entrega dos produtos). E para dominá-los vale – muito! – a pena investir em softwares de logística de distribuição e gestão de estoques.

É que os programas voltados para o varejo na área farmacêutica são integrados e, por isso, permitem que todas as partes envolvidas consigam acessar a plataforma e o andamento das entregas.

Isso significa economia de tempo (muitas vezes de dinheiro também) e assertividade no cotidiano de trabalho.

Entendeu agora a relação entre medicamentos e o processo logístico?


[Fonte: blogdofarmaceutico.com.br]