Sem a homenageada de hoje, a vida seria bem difícil. Salve o Dia da Informática!

Santo progresso e santa tecnologia que nos trouxeram a homenageada do dia!

Sem a homenageada de hoje, a vida seria bem difícil. Salve o Dia da Informática!

15/AGO

Hoje, 15 de agosto, celebramos a Informática!

Imagine só o que seria a vida, hoje, sem as facilidades proporcionadas pela ciência que se dedica ao tratamento da informação por meio de computadores e demais dispositivos de processamento de dados?

Pois é. Seja através de programas, softwares ou pela própria internet, a informática acabou por se transformar em uma ferramenta essencial para as tarefas básicas e avançadas de qualquer empresa e da vida rotineira.

Bem interessante pensar sobre isso, não?

O 15 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia da Informática porque foi nesta data, em 1946, que surgiu o ENIAC, o aparelho que seria o antecessor dos atuais computadores.

E, para você saber, os responsáveis pelo desenvolvimento “da engenhoca” foram os cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.

Na época, eles conseguiram o “feito” de, com o ENIAC (que quer dizer Electrical Numerical Integrator and Computer), realizar 5 mil operações por segundo! Sem dúvida, um avanço para aquele momento do mundo.

Nem precisamos dizer que a descoberta foi, rapidamente, adaptada para o aprimoramento de tecnologia bélica, né? Foi assim que o ENIAC e suas funções foram parar na Segunda Guerra e na Guerra Fria.

No mínimo beeem contraditório pensar que tal desenvolvimento de engenharia, utilizado – outrora – para causas nada nobres seja – hoje – tão essencial para as vidas de todos nós, não?

Salve o Dia da Informática!


[Fonte: www.calendarr.com]