Respiração correta é fundamental para a boa saúde, especialmente durante a execução de exercícios físicos

Será que você já ouviu por aí a frase “Respirar é o primeiro ato da vida e o último”?

Respiração correta é fundamental para a boa saúde, especialmente durante a execução de exercícios físicos

07/AGO

Certamente já deve ter escutado. Foi dita por Joseph Pilates.

E a frase ganha contornos – digamos, desesperadores – quando ficamos sabendo que, apesar de não podermos viver sem respirar, são milhões e milhões no mundo aqueles que nunca, jamais, aprenderam a respirar da maneira correta.

Se você é da área da Saúde e trabalha com prescrição de exercícios, já deve ter falado (ou ter ouvido alguém falando) “respira”, “inspira pelo nariz e expira pela boca”. Ou ainda “expira e cola o umbigo nas costas”.

Podemos apostar que também já ouviu seus alunos dizendo que não sabem respirar.

É ou não é?

Pois é, a respiração é vital para nosso corpo e para nossa sobrevivência.

A frequência respiratória do ser humano em repouso é representada pelo número de inspirações por minuto. Nossa respiração dá-se cerca de 12 a 20 vezes por minuto.

Se este número for menor que 12 ou maior que 25, a recomendação é buscar ajuda médica imediatamente. Pode se tratar de asma, ansiedade, insuficiência respiratória ou até pneumonia.

É importante prestar muita atenção à respiração, afinal é por meio dela que oxigenamos nosso corpo e levamos nutrientes para as células, recarregando assim os níveis de energia e liberando o gás carbônico.

Pesquise a respeito, informe-se sobre o assunto! A respiração é uma ferramenta e tanto para ser trabalhada junto a seus alunos!

Respirar de forma correta não só reduz a tensão nos músculos respiratórios, como também diminui a ansiedade. Promove sensação de relaxamento, melhora o foco, turbina a atenção, amplia a percepção e ainda reduz os níveis de estresse.

  

[Fonte: blogeducacaofisica.com.br]