O que você pode nos dizer sobre Cinesiologia? Sabe da importância desse conhecimento?

Vamos falar sobre Cinesiologia?

O que você pode nos dizer sobre Cinesiologia? Sabe da importância desse conhecimento?

06/AGO

Chega mais...

Será que você está com o tema na ponta da língua e consegue resumi-lo para a gente?

Sim? Não?

Tá, nós vamos te ajudar com isso...

Para começo de conversa, a palavra ‘cinesiologia’ vem do grego “kinesis”, que significa movimento. A partir disso, a Cinesiologia revela-se, então, como a ciência que estuda o movimento.

Resumindo bastaaante, podemos dizer que, na área da Saúde, a Cinesiologia estuda os movimentos humanos. E quando falamos em movimento humano estamos nos referindo aos músculos, à contração muscular e às estruturas articulares que o corpo humano utiliza para se movimentar.

Logo, para entender (e estudar) a Cinesiologia humana é preciso entender o funcionamento de músculos e articulações.

Eis uma excelente ferramenta de trabalho para você, profissional que atua baseado (a) nos movimentos humanos. Com tais conhecimentos é possível planejar uma boa aula ou um programa de treinamento bastante adequado.

Vale lembrar que o desconhecimento do papel de um determinado músculo pode – de fato – impactar na excelência do movimento, posto que o (a) profissional envolvido (a) pode acabar por priorizar ou negligenciar um grupo muscular muito importante.

Por isso, como já dissemos acima, é fundamental que todos os que trabalham com o movimento humano tenham profundos conhecimentos na área da Cinesiologia.

A partir deste entendimento, se você parou aí para pensar e chegou à conclusão de que não sabe muito sobre o assunto, nós vamos te dizer: está mais do que na hora de consertar isso!

É preciso saber, exatamente, qual a participação de cada músculo nos movimentos corporais!

Pense que, de posse de tais informações, você poderá – por exemplo – estabilizar, com maior precisão, alunos que tenham alguma limitação. Conseguirá ainda o equilíbrio muscular de atletas de alta performance (o que evitará lesões e poderá potencializar os resultados) e, no atendimento voltado à saúde, também será capaz de oferecer maior segurança a seus alunos.

Então?

Onde estão mesmo seus livros de Cinesiologia?

Bons estudos!


[Fonte: blogeducacaofisica.com.br]