Acredite se quiser, a Medicina ainda não consegue explicar direito o porquê, mas dores no corpo são, sim, prenúncio de mudanças climáticas

Pode dizer aí...Você já ouviu alguém dizendo “ih, minhas juntas estão doendo, o tempo vai ‘virar’!”.

Acredite se quiser, a Medicina ainda não consegue explicar direito o porquê, mas dores no corpo são, sim, prenúncio de mudanças climáticas

17/MAI

Ou será que não é você mesmo (a) que já correlacionou aquela dorzinha a mais que sente antes de uma alteração brusca de temperatura lá fora?

Não, não é maluquice, viu? Nem da cabeça dos outros nem da sua.

Tem sentido e a Medicina já sabe disso, vem ver...

As primeiras averiguações oficiais sobre o assunto aconteceram em 1990, por meio de um projeto até que bem simples.

Quatro pacientes portadores de artrite foram submetidos a mudanças de pressão semelhantes às que ocorrem quando acontece alguma variação no clima. A doença tem como características inflamação dolorosa e rigidez nas juntas e, de fato, o estudo apontou que três dos quatro voluntários analisados referiram mais dor no momento em que a pressão atmosférica revelou-se menor.

Mas por que, exaaaatamente, em alguns casos, articulações enfraquecidas apresentam maior sensibilidade diante de mudanças na pressão da atmosfera em que estamos inseridos?

Taí uma boa pergunta...

Nem os cientistas já acharam essa resposta.

O que eles têm em mãos, por ora, são estudos – de 2007, 2011 e 2014 – que relatam aumento de dor nas articulações de alguns pacientes, resultante de maior sensibilidade às variações do tempo.

Pois é, respoooostaaa, assim, certiinhaaa, oficiaaaal, ainda não se tem, porééém, sabe como é, né? Existem teorias sobre o assunto circulando por aí.

Uma delas dá conta de que a queda da pressão atmosférica causa a expansão do líquido que lubrifica as juntas, o que pode ocasionar inflamação em quem tem as articulações comprometidas.

Quer outra?

Temos!

Uma segunda explicação dá conta de que a baixa pressão acaba revelando dores que sempre estiveram lá, visto que a produção de cortisol e adrenalina (supressores naturais de dor) do corpo diminuem quando a pressão atmosférica baixa.

Viu aí?

Quando alguém te disser que o tempo vai mudar porque as juntas começaram a doer (ou o seu próprio corpo te der indicativos disso) pode acreditar. É batata!


[Fonte: www.megacurioso.com.br]