Hoje é dia de comemorar o Dia Nacional da Matemática!

6 de maio, Dia da Matemática no calendário brasileiro!

Hoje é dia de comemorar o Dia Nacional da Matemática!

06/MAI

Olha que bacana, temos uma data especial para celebrar a ciência exata que está nos mínimos detalhes do nosso cotidiano!

Informalmente comemorada, há muuuuito tempo, pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), a celebração só ganhou nível nacional depois que a deputada Raquel Teixeira apresentou – em 05 de maio de 2004 – um projeto de lei que tinha como intuito registrar o Dia Nacional da Matemática no Brasil.

A proposta da celebração era a de que o Ministério da Educação e da Cultura incentivasse atividades culturais e educativas nessa data. Com a sugestão, a deputada Raquel ainda intencionava estimular professores e estudantes para que cultivassem a cultura e o saber da Matemática.

Deu certo e, em 26 de junho de 2013, foi sancionada a lei n° 12.835, que instituiu – oficialmente – o 06 de maio como Dia Nacional da Matemática.

Mas por que, exatamente, hoje?

Trata-se de uma homenagem a Júlio César de Mello e Souza, que começou a lecionar aos 18 anos. Nascido em 06 de maio de 1895, no Rio de Janeiro, ele até se formou em Engenharia Civil, porém, nunca exerceu essa profissão. Gostava mesmo era da Matemática e de escrever. Por gostar de contar histórias, Júlio começou a envolver matemática em seus enredos e, assim, com o pseudônimo Malba Tahan, conseguiu repassar todo o conteúdo matemático de uma forma envolvente, que apresentava enigmas e fantasias e que, por isso mesmo, revelou-se uma aventura divertida e empolgante.

O título mais conhecido do autor, “O Homem que Calculava”, tornou-se um best-seller no mundo todo que, até hoje, atrai novas gerações.


[Fonte: Brasil Escola]