Homens não são afeitos a visitas médicas de prevenção. Check-up cardiovascular é um bom recurso para estimular que eles comecem a prestar atenção à saúde

Se você, que está lendo, é homem...responda rápido: costuma ir ao médico sem ter motivo aparente, apenas para fazer check-up e, assim, prevenir doenças?

Homens não são afeitos a visitas médicas de prevenção. Check-up cardiovascular é um bom recurso para estimular que eles comecem a prestar atenção à saúde

19/ABR

Deixa a gente adivinhar o que você respondeu...

Terá sido um sonoro “nãããããooo”?

BINGO!

Pois é, nem tem vergonha de admitir, né?

Saiba você que esta “pequena teimosia” está diretamente ligada aos altos índices de gravidade em doenças – e de mortalidade – compostos, especialmente, por homens entre 40 e 60 anos. Ou seja, a turma dos que, independente da idade, assim como você, só buscam acompanhamento médico quando apresentam sintomas bastante adiantados das mais diferentes moléstias.

Tenha bem claro em mente que ir ao médico, mesmo “sem motivo”, é fundamental.

Veja o caso das mulheres. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, só no ano passado, elas acumularam 80 milhões de consultas médicas a mais que os homens em todo o Brasil.

– Ah, mas isso é mania de doença! – já murmurou você aí.

Não é não! É prevenção!

Você bem conhece o ditado que diz que prevenir é melhor do que remediar, não? 

Então por que insiste na relutância?

Um bom começo é realizar um check-up vascular. Especialistas explicam que tal averiguação pode ser determinante, por exemplo, para o tratamento de doenças em pacientes de risco, como aqueles que apresentam hipertensão, alterações do colesterol e triglicerídeos, além dos que fumam e têm diabetes.

Para os que compõem o referido público, médicos recomendam – como um dos exames mais completos – o Índice Tornozelo-Braquial (ITB), que apresenta uma assertividade de 98% a 100% na detecção de doenças cardiovasculares.

Outra opção é o Doppler de carótidas, que tem papel importante na prevenção de ocorrências do Acidentes Vascular Cerebral, segunda causa de morte no mundo.

Ambos os procedimentos podem ser realizados dentro do consultório.

De novo, se você – que está lendo – é homem, precisa (urgente!) aprender a buscar atendimento e não esperar que pessoas ao seu redor precisem insistir para isso.

E se você é mulher, continue insistindo com os homens que tem ao seu redor para que compareçam a consultas médicas regulares. Eles vão continuar achando chato, mas não desista!

Alguém precisa prezar pela maior qualidade de vida deles, certo?

Não custa nada evitar complicações gerais de saúde que podem – em futuro, quem sabe, breve – gerar problemas, hoje, totalmente antecipáveis.


[Fonte: www.portaldoholanda.com.br]