Dia Mundial da Voz! Aprenda quais cuidados você deve ter com a sua

Hoje é dia de um traço bem marcante de cada um de nós.

Dia Mundial da Voz! Aprenda quais cuidados você deve ter com a sua

16/ABR

Neste 16 de abril celebramos o Dia Mundial da Voz!

O registro no calendário tem por objetivo principal lembrar a todos sobre a necessidade dos cuidados com a preservação da voz.

É preciso ter atenção às mínimas alterações, já que podem ser sinais de doenças.

Especialistas alertam – por exemplo – para o câncer de laringe. É uma das consequências da falta de atenção com a saúde da voz. 

Aqueles que trabalham com a voz no dia a dia (como jornalistas, cantores e atores, por exemplo) podem até ter os cuidados adequados, mais detidos, com este importante instrumento da expressão humana, mas, grande parte da população não tem qualquer ideia do quanto a ignorância da saúde da voz pode prejudicar a qualidade de vida das pessoas.

Por aqui, no Brasil, a celebração surgiu em 1999, mas a data só ganhou destaque mundial em 2003, quando Estados Unidos, Europa e Ásia passaram a comemorar também.

Mas, afinal, quais são os sintomas de doenças da voz?

Vamos lá, anote aí: alterações na voz, tosse frequente, alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz e pigarro (ou rouquidão) frequente.

E como cuidar de um dos nossos mais importantes instrumentos de expressão?

Em primeiríssimo lugar, beber bastante água e fazer exercícios físicos. Na sequência vêm o empenho para uma alimentação equilibrada (rica em fibras e proteínas), evitar gritos em excesso e em tom agudo, falar de forma pausada, não fumar nem abusar de bebidas gasosas, comer maçã para a limpeza das cordas vocais eeee...claro...dormir bem!

Tudo registrado aí?

Feliz Dia Mundial da voz!


[Fonte: www.calendarr.com]