Água: atividades socioeconômicas, como a irrigação do campo, também contribuem – e muito – para o gasto indiscriminado do líquido essencial à vida

Água.

Água: atividades socioeconômicas, como a irrigação do campo, também contribuem – e muito – para o gasto indiscriminado do líquido essencial à vida

10/ABR

Elemento fundamental para a vida na Terra.

Tão importante e tão mal administrado.

Já imaginou como seria nossa existência por aqui sem o líquido essencial?

A resposta é simples: não seria.

É bem comum que nos deparemos com reportagens e campanhas de conscientização afirmando que o consumo doméstico da água é muito elevado e que nós precisamos adotar medidas para realizar maior economia desse importante recurso natural, mas, será que todo mundo tem esta consciência, será que todos atendem a tal pedido?

Claro que não. Infelizmente, não.

Pior que nossa água está indo, literalmente, pelo ralo (e cada vez mais rápido) não é nem só por conta do desperdício de cada um de nós. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a atividade agropecuária é a principal responsável pelo uso da água.

De acordo com a entidade, 70% de toda a água consumida no planeta é utilizada na irrigação das lavouras, número que – quando pensamos no Brasil – aumenta para 72%, visto que somos um país com forte produção nesse setor da economia.

Ou seja, para nos alimentarmos – indiretamente – gastamos água lááá no campo. Para atravessarmos nosso dia a dia em nossos lares, adivinha? Gastamos água!

E, olha, se fizermos uma análise detida das atividades que mais consomem água no mundo (e no Brasil) chegaremos à conclusão de que existem várias atividades socioeconômicas que gastam ainda mais os recursos hídricos.

Dados oficiais dão conta de que, depois do setor agrícola, vem a atividade industrial, que é responsável por 22% do consumo de água no mundo. Na sequência vem o uso doméstico, observado nas residências, responsável por cerca de 8% de toda a utilização dos recursos hídricos.

O que isso significa?

Que não apenas casas e comércios, mas também os setores primário e secundário da economia precisam – o quanto antes - adotar medidas de contenção da utilização de água.

Como fazer isso?

Uma boa solução é a adoção de formas alternativas de irrigação, como o gotejamento, por exemplo.

Gotejamento?

Sim!

Se – em vez de desperdiçar água utilizando a irrigação comum – for adotado o processo em que apenas algumas gotas são usadas para umedecer os solos (e, assim, oferecer aos vegetais a garantia da sustentação para cultivo), milhões de litros de água deixarão de ser desperdiçados. Não só no Brasil como no mundo. 


[Fonte: https://brasilescola.uol.com.br]