Será que é, mesmo, preciso dormir 8 horas por noite para que o corpo descanse? Especialista em sono de atletas diz que não!

Ih, lá vem aquela conversa de “o que você faz da meia-noite às seis?”!

Será que é, mesmo, preciso dormir 8 horas por noite para que o corpo descanse? Especialista em sono de atletas diz que não!

21/MAR

Confesse, quando você responde que neste período está dormindo, muita gente te olha com aquela cara de “ok, ser inferior, tempo é dinheiro e dormir é perda de tempo”.

Pois é...

Mas falando em sono, todos nós sabemos (e inúmeros são os profissionais da área da Saúde que corroboram com a ideia) que ele é fundamental para – entre outras funções do organismo – fortalecer o sistema imunológico, liberar a secreção de hormônios e consolidar a memória, maass, você sabia que já há especialistas defendendo a ideia de que não precisamos dormir muitas horas seguidas todas as noites?

Xiii...

Como assim?

A gente te conta!

Nick Littlehales, especialista em sono de atletas, se dedicou a encontrar essa resposta.

Para tal ele realizou uma pesquisa que contou com alguns dos maiores times de futebol do mundo, como o Manchester United e a seleção inglesa treinada pelo sueco Sven-Göran Eriksson. 

O cientista realizou testes com tais atletas de elite e chegou a algumas conclusões que, certamente, vão gerar polêmica.

A primeiríssima delas: quando o assunto é descanso, devemos pensar em ciclos, não em horas. Segundo Littlehales, a necessidade de dormir oito horas por noite não passa de mito. 

O sono humano segue um ciclo natural de 90 minutos. Ao longo desse tempo passamos de um sono profundo ou sincronizado (sem movimentos oculares rápidos) a uma fase de sono REM (Rapid eye movement, em inglês), de movimentos oculares rápidos. De acordo com o estudioso, o importante mesmo é não interromper uma dessas fases. Por isso, ele recomenda que as pessoas durmam, por dia, baseadas em múltiplos de 90 minutos: podem ser 7,5 horas, 6 horas, ou até 4,5 horas.

Agora vem a parte que você vai pensar alto, algo como “ahhh, tá...assim fica fácil, né?”. É que, após suas observações, outra das recomendações de Littehales é investir em um sono polifásico.

Oi?

Vamos reproduzir o conceito dele para você entender (ou rir)...

Até o surgimento da luz elétrica, muita gente tinha o tal sono polifásico (como ocorre com os bebês). Isso significa que muitos humanos dormiam mais vezes ao longo de 24 horas, mas por períodos de tempo mais curtos. Seria o ciclo circadiano, ou ciclo biológico de 24 horas. Ainda de acordo com o estudioso, há momentos do dia em que o corpo humano é biologicamente "desenhado" para descansar.

A partir disso ele aponta os horários que seria interessante que todos nós pudéssemos tirar uma soneca: meio-dia e no período entre 17h e 19h.

Rá! Diz aí se você não pensou alto “assim fica fácil!”?

Apostamos que sim!

Bom, pelo menos agora você já tem fundamentação científica – ainda que polêmica – para justificar aquele sono in-con-tro-lá-vel que toma conta de você após o almoço, hein?


[Fonte: UOL Notícias // Ciência e Saúde]