Confira algumas respostas para perguntas sobre o sarampo

Em fevereiro passado, passageiros e tripulantes de um dos maiores navios de cruzeiro a operar na costa brasileira, o Seaview, se viram diante de um problema que muitos julgavam já fazer parte de um passado remoto: casos de sarampo.

Confira algumas respostas para perguntas sobre o sarampo

18/MAR

A bordo foram 18 casos de infectados confirmados.

Doença extremamente contagiosa e grave, o sarampo voltou a ser discutido no país.

Os registros em alto mar representam alguns passos atrás em uma caminhada que o Ministério da Saúde julgava vitoriosa: em 2016, o Brasil tinha recebido o certificado de erradicação da doença da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), mas, casos de venezuelanos que foram para o Roraima foram registrados e se espalharam no Estado em 2017.

Mas, afinal, o que é o sarampo?

Trata-se de uma doença infecciosa viral, grave, que pode levar – especialmente crianças com menos de 1 ano de idade – à morte.

A transmissão acontece por meio de secreções expelidas na tosse, espirro, fala e até na respiração. A partir do aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo, o vírus já pode ser propagado.

Vale prestar muita atenção. Adultos não estão livres de contrair a doença e o período mais crítico para transmissão é o que compreende dois dias antes a dois dias depois do aparecimento das marcas pelo corpo.

Mas quais são os sintomas específicos, será que você sabe?

Nós te contamos!

Fique de olho em febre alta (acima de 38,5°C), exantema (erupções cutâneas vermelhas), tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal de um a dois dias antes do aparecimento das lesões mencionadas.

Tá, tá, mas como se proteger da doença?

A única forma de prevenção é a vacinação. 

A vacina deve ser aplicada em duas doses: uma aos 12 meses e a outra, aos 15 meses. Crianças de 5 a 9 anos de idade – que não foram vacinadas – devem tomar duas doses. Pessoas de 10 a 29 anos também devem tomar duas doses da vacina. E, por fim, quem tem entre 30 e 49 anos, só precisa tomar uma dose da vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).

Nossa, mas precisa desse drama todo?

Precisa!

O sarampo – como já te contamos ali em cima – pode matar.


[Fonte: UOL Notícias // Ciência e Saúde]