Qual será a principal dica para que você possa aproveitar o máximo da capacidade do seu cérebro? Tem a ver com o seu travesseiro...

Quem já não passou por aquela situação – angustiante – de saber que há milhares de coisas para fazer no dia seguinte, com apenas 24 horas para dar conta de tudo?

Qual será a principal dica para que você possa aproveitar o máximo da capacidade do seu cérebro? Tem a ver com o seu travesseiro...

13/MAR

Todos já nos deparamos com tais circunstâncias e, vai não vai, a agonia de não ter ideia de por onde começar retorna. É ou não é?

Pois é, mas, sabia que dá para programar o cérebro a fim de que ele trabalhe rápido (e de forma assertiva) para que você consiga resolver tudo que precisa antes de reencontrar o seu travesseiro?

Dá sim!

Nosso cérebro é uma máquina que funciona perfeitamente!

Basta sabermos quando ele atinge seu pico de desempenho e, de posse dessa informação, planejarmos nosso dia de uma forma diferente.

Por exemplo, programar atividade que exige o máximo de atenção para o pós-almoço não é uma boa ideia. Neste momento do dia, naturalmente, a concentração fica mais baixa.

É importante detectar, também, se você é uma pessoa diurna ou noturna. Se for alguém que levanta cedinho, cheio (a) de disposição para as atividades cotidianas, dificilmente estará – à noite – no mesmo grau de concentração e determinação do início do dia. Logo, programar coisas importantes para resolver quando a lua já desponta no céu, quando o sono e o cansaço já começam a dar sinais, não é uma boa ideia.

Vale o mesmo para quem “funciona melhor” à noite. Quais são as chances de chegar atrasado (a) para uma reunião importante e, desatento (a) e ainda sonolento (a), tomar decisões equivocadas que podem colocar um projeto todo por água abaixo? Todas!

Nosso ritmo diário é controlado pelo que chamamos de relógio circadiano. Significa que, reforçando o que já dissemos mais acima, a preferência por levantar cedo ou tarde tem – sim – efeito sobre esse padrão.

Você pode achar mega bobagem o que vamos dizer a seguir, mas saiba que só vamos replicar o que especialistas da área dizem. Já que citamos o reencontro com o  travesseiro é bom você saber que, muitas vezes, a melhor forma de você preparar o seu cérebro para que ele esteja tinindo diante das demandas do dia seguinte é...

...encontrar o conforto da sua cama e descansar o corpo. 

Ou seja...durma! Descanse o suficiente!


[Fonte: UOL Notícias // Ciência e Saúde]