Dia Internacional da Mulher: saiba um pouco sobre a história da comemoração

8 de março de 2019, Dia Internacional da Mulher!

Dia Internacional da Mulher: saiba um pouco sobre a história da comemoração

08/MAR

Você tem ideia de quando – e onde – elas conquistaram a primeira menção no calendário?

Sim? Não?

A gente te conta!

O primeiro Dia (nacional) da Mulher foi comemorado em maio de 1908, nos EUA. Naquele dia, cerca de 1500 mulheres foram às ruas em uma manifestação que tinha por objetivo pedir a igualdade econômica e política no país.

No ano seguinte, 1909, outro protesto, que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova Iorque, culminou – no mês de novembro – em uma extensa greve têxtil que paralisou cerca de 500 fábricas americanas.

Muito se fala que a celebração foi motivada pelo incêndio ocorrido em uma fábrica têxtil de Nova York, em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o triste episódio foi um marco na luta feminista, mas os eventos que deram origem ao registro no calendário mundial datam de muito antes do referido acontecimento. 

Foi só em 1945 que a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que trazia fundamentos a respeito da igualdade entre homens e mulheres.

Na década de 1960, o movimento feminista ganhou consistência e, em 1975, comemorou-se, oficialmente, o Ano Internacional da Mulher. 

Dois anos depois, em 1977, o “8 de março” foi – finalmente – reconhecido pelas Nações Unidas.

Agora que já te contamos um pouquinho da história da celebração...

...Feliz Dia Internacional da Mulher!


[Fonte: https://novaescola.org.br]