Anvisa aprova vacina contra a Meningite B

Meningite B.

Anvisa aprova vacina contra a Meningite B

07/MAR

Causada por bactérias – que dão origem aos tipos pneumocócica e meningocócica – se apresenta de forma mais grave se causar infecção generalizada (nesse caso, a afecção pode, de fato, levar o paciente à morte e em poucas horas). Na forma viral, a evolução da doença é mais leve.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o tipo bacteriano é transmitido – de pessoa para pessoa – por gotículas e secreção do nariz e da garganta, maass, também há possibilidade de as bactérias serem passadas pelos alimentos. As que são virais dependem muito do tipo de vírus. Há casos, por exemplo, de contaminação por contato com pessoas e objetos infectados e até por picada de mosquitos.

Mas quais são os sintomas?

Vamos te contar...

No caso de infecção bacteriana, o registro dá conta de início súbito de febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço. Pacientes ainda podem apresentar mal-estar, náuseas, vômito, aumento da sensibilidade à luz e confusão mental. Há casos mais graves em que ocorrem convulsões, delírio, tremores e coma.

Na meningite viral, além de todos os sintomas já descritos, a pessoa ainda pode sentir – também – falta de apetite, irritabilidade, sonolência (ou dificuldade para acordar) e falta de energia. 

Processo inflamatório que atinge as meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, a doença já tem uma vacina desenvolvida – especialmente – para combatê-la. 

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou imunização para este fim. O “protetor”, chamado Trumenba, poderá ser aplicado em pessoas de 10 a 25 anos de idade. Esta é a única forma de prevenir a doença meningocócica causada pelo sorotipo B da bactéria Neisseria meningitidis.

É, mas, embora a vacina já seja aplicada – com sucesso – nos Estados Unidos e na União Europeia, por aqui ainda não há data definida para o lançamento do medicamento.


[Fonte: UOL Notícias // Ciência e Saúde]