Bruxismo já pode ser contido com quiropraxia, botox e fisioterapia. Saiba mais sobre os tratamentos que aliviam os efeitos do estresse na mandíbula humana

Informações interessantes sobre o tratamento do bruxismo, vem conferir!

Bruxismo já pode ser contido com quiropraxia, botox e fisioterapia. Saiba mais sobre os tratamentos que aliviam os efeitos do estresse na mandíbula humana

01/MAR

A desordem funcional caracterizada pelo apertamento e ranger dos dentes durante a noite – e que tem o estresse como principal causa – já conta com uma variedade de recursos para tratamento, como botox, fisioterapia e quiropraxia. 

Todas podem ser combinadas com a tradicional placa dentária.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, 30% das pessoas no mundo sofrem com bruxismo.

E se você sofre com as consequências desse apertamento involuntário provocado por uma hiperatividade do sistema nervoso (que leva a uma maior atividade dos músculos da mastigação e resulta no ranger dos dentes) durante o sono, fique “tranquilo (a)”, há mais gente na mesmíssima situação: 40% dos brasileiros te fazem companhia no diagnóstico.

Mas como os tratamentos citados lá no início podem ajudar a conter o problema?

Vamos lá...

No caso do botox, a toxina botulínica diminui o tônus muscular, logo, a força da mastigação. No entanto, a ação é temporária e é preciso renovar as aplicações de tempos em tempos.

A fisioterapia ajuda por conta dos exercícios de fortalecimento e alongamento que oferece. A principal função é restituir a plena função da articulação temporomandibular (ATM). O que acontece – explicam especialistas – é que o apertamento cria um processo inflamatório, o que faz com que muitos pacientes travem a articulação – aberta ou fechada – já que fica configurada uma disfunção na ATM. A fisioterapia reduz exatamente este processo inflamatório.

Por fim, temos a quiropraxia, que é eficaz no tratamento do bruxismo porque atua na desordem muscular e articular. Especialistas da área explicam que a técnica pode promover alívio para os pacientes porque a cervical tem ligação direta com a região da mandíbula. É aí que a quiropraxia age, visto que contribui para que a movimentação da articulação da mandíbula ocorra de forma mais correta. Tal forma de tratamento ainda normaliza o tônus na musculatura do pescoço e da face porque reduz a dor do esforço extra que é feito. 

Interessante, não?

Você sofre com o bruxismo?

Procure um profissional que possam te ajudar o mais rápido possível!

Cuide da sua saúde!


[Fonte: UOL Notícias // Saúde]