Menos plástico no planeta! Spray natural desenvolvido em Portugal pode ser a solução para conservação de alimentos em substituição ao papel-filme

Conta aqui para nós...Há quanto tempo você ouve dizer que, se não fizermos nada – e já – em relação à poluição de nossos oceanos com o plástico que descartamos, a vida marinha correrá, em breve, sério risco de extinção?

22/FEV

Apostamos que você já vem escutando muuuito a este respeito.

Mas o quê, efetivamente, você vem fazendo a respeito do assunto?

Deixa a gente adivinhar a sua resposta...

Uhmmm...Nada, certo?

Pois então temos uma boa notícia para te dar! É sobre um experimento feito em Portugal que, se ganhar o mundo, poderá entrar para o seu cotidiano, vai te ajudar a diminuir o uso do plástico e contribuir com a preservação do planeta.

Vem saber mais detalhes...

Cientistas do Centro de Pesquisa de Montanha, do Instituto Politécnico de Bragança (norte de Portugal) – depois de anos de pesquisa – finalmente conseguiram desenvolver um spray protetor natural de alimentos.

Oi? Spray protetor? De alimentos?

A gente explica melhor.

O novo produto – batizado de "Spraysafe" – é uma tecnologia atingida a partir de uma série de experimentos com extratos de plantas com capacidade antioxidante, conservante e antimicrobiana.

Funciona assim: ao ser borrifado nos alimentos, o conteúdo do spray faz as vezes do papel-filme e, assim, protege os comestíveis.

Não é incrível?

O melhor é que a solução usada é encontrada no extrato de uma planta comum (cuja identificação os cientistas ainda mantêm em sigilo porque a patente da descoberta ainda não foi registrada) e em um polímero de algas. O referido spray foi criado a partir deles.

Não é incrível?

Os pesquisadores explicaram que a descoberta é eficaz apenas para alimentos sólidos e que, como no extrato da planta utilizada há antioxidantes, o spray reduz, vamos dizer assim, o “enferrujamento” dos mesmos.

Além disso, ainda apresenta capacidade antimicrobiana (visto que reduz o crescimento de fungos, fermentos e bactérias) e impermeabiliza os alimentos (reduzindo sua desidratação e permitindo a conservação de sabores e aromas).

Imagina que bacana, em um futuro próximo, você espargindo a novidade nos alimentos antes de guardá-los na sua geladeira?

Adeus, papel-filme!

O meio ambiente vai ficar muito agradecido!

[Fonte: UOL Notícias // Ciência e Saúde]