Pesquisa americana revela que ingestão excessiva de bebida alcoólica altera o DNA, provoca círculo vicioso e amplia o desejo de beber

Essa é para aqueles que sustentam a ideia de que bebida alcóolica em excesso resulta “apenas” em uma ressaca infernal no dia seguinte.

Pesquisa americana revela que ingestão excessiva de bebida alcoólica altera o DNA, provoca círculo vicioso e amplia o desejo de beber

19/FEV

Bem sabemos que, a longo prazo, o hábito pode resultar em problemas sérios de saúde como, por exemplo, a cirrose. Mas um estudo recente, publicado por pesquisadores da Universidade Rutgers (EUA), no periódico "Alcoholism: Clinical & Experimental Research" veio revelar ao mundo que o consumo de grandes quantidades de álcool pode causar mudanças no DNA das pessoas e, assim, gerar um círculo vicioso.

Por quê? Porque o costume pode levar a ter ainda mais vontade de beber.

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores analisaram os genes de três “categorias” de consumidores de álcool: os moderados, os excessivos (aqueles que bebem constantemente) e os chamados "binge drinkers" (que bebem uma grande quantidade de álcool em curto espaço de tempo.

Qual foi a conclusão?

A de que os dois últimos grupos (os excessivos e os “binge drinkers”) contavam com dois genes modificados – sob influência do álcool – e isso acontecia por meio de um processo chamado metilação.

O que se observou nos voluntários estudados foi que as mudanças genéticas resultaram em mudanças no relógio biológico do organismo, no sistema de resposta ao estresse e – o mais preocupante – em uma flagrante fraqueza diante do álcool.

O processo identificado foi o seguinte: as pessoas buscam mais pela bebida quando se sentem estressadas. Cria-se aí o círculo vicioso que já citamos lá no começo: quanto mais bebe-se álcool, maior será a necessidade de ingerir a bebida.

Preocupante, não?

A ingestão descontrolada de álcool deve ser observada bem de perto.

Pode fazer estrago, muito estrago. Na saúde e na vida das pessoas.


[Fonte: G1 // Ciência e Saúde]