Férias e manutenção da boa saúde estão relacionadas? Sim!

O ano já está a pleno vapor, as tarefas já foram retomadas, compromissos e prazos também.

Férias e manutenção da boa saúde estão relacionadas? Sim!

28/JAN

Neste cenário, nós te perguntamos: como foram as suas últimas férias?

Aliás, você tirou as suas recentemente?

Uhmm...fez uma cara estranha aí, né?

Tá bom, então vamos conversar um pouquinho sobre o assunto.
 
É mais do que premente lembrar que estresse profissional e pessoal – aliado à necessidade de fazer inúmeras coisas ao mesmo tempo – tem toda a chance de perturbar a rotina e complicar a execução até das atividades mais corriqueiras....sabia?

E toooodas estas alterações são decorrentes da instalação da fadiga, por sua vez resultante da combinação de privação de sono, alimentação inadequada, estresse intenso, além da exposição ao álcool e às drogas.

Ok...e como se recuperar da fadiga?

Tirando férias!

O repouso do cérebro é mais do que crucial para reduzir toda a carga de estresse acumulado no dia a dia. Tal trégua confere, inclusive, fôlego novo para a retomada da rotina.

Ainda está em dúvida, né? Será que férias são, meeesmo, necessárias? Você andou pensando em vender as suas para recebê-las em dinheiro. Não é o fim do mundo, muita gente faz isso...

Epa! Pode parar agora, você está cometendo um enorme erro!

Dar uma longa pausa no atendimento do grande volume de exigências cotidianas é mais do que necessário. Ou as consequências serão sentidas por meio de menos noites de sono proveitoso e uma piora sensível do padrão de alimentação (o que pode ocasionar ganho de peso e queda do sistema imunológico, favorecendo doenças).

Afe! Ainda não se convenceu?

Tá, com a palavra os neurologistas!

Eles contam que o estresse não afeta somente o cérebro, atinge – também – outros órgãos do corpo, como o coração. O estresse ativa uma estrutura do cérebro chamada hipotálamo, o que faz com que hormônios como a adrenalina e o cortisol sejam liberados. Um indivíduo que se mantenha exposto a altas doses de tais substâncias químicas específicas, certamente vai desenvolver – entre outros males – a hipertensão arterial sistêmica, um “trampolim eficaz” para doenças cerebrovasculares (AVC) e cardiovasculares (infarto).

Isto posto...Então? Já vamos planejando aí as férias desse ano, fazendo o favor?


[Fonte: Revista Cipa]