Pesquisa sueca revela: dormir pouco aumenta – em 65% – a chance de morte

Ah, o sono!

Pesquisa sueca revela: dormir pouco aumenta – em 65% – a chance de morte

26/NOV

Tão importante para recuperar nossas energias, preservar nosso bom humor, nos deixar mais dispostos e até para melhorar o funcionamento do nosso cérebro!

Porém, tão desvalorizado e por tanta gente...

Pois é, mas uma pesquisa da Universidade de Estocolmo (Suécia) publicada – recentemente – no Journal of Sleep Research, trouxe um veredito sobre o assunto: a falta de sono (ou uma noite mal dormida) pode, sim, aumentar o risco de morte.

Ufsss...Sério?

Sério!

O estudo contou com 38 mil voluntários, adultos até 65 anos de idade.

Os resultados apontaram que dormir menos de 5 horas por noite aumenta em 65% o risco de morte.

Um outro dado chamou a atenção: ao contrário do que sempre se ouviu a respeito da impossibilidade de compensar o sono perdido em finais de semana ou períodos de folga, a investigação revelou que é totalmente viável equilibrar a deficiência de sono nos referidos períodos. Os que o fizeram puderam reduzir o risco de mortalidade.

Para a realização do estudo, os participantes foram acompanhados durante 13 anos.

Ah, então quer dizer que, se dormirmos pouco durante a semana, basta dormir demais aos sábados, domingos e demais períodos de descanso para “zerar” a deficiência de sono?

Muita calma nessa hora, também não é bem assim.

A pesquisa também revelou que dormir demais – tchãrãm! – também pode ser prejudicial.

Voluntários que dormiram oito horas ou mais, apresentaram mortalidade 25% maior do que os que dormiam uma média de seis a sete horas por dia, durante os sete dias da semana.

E aí, hein?

Bom, o certo é equilibrar bem as horas de sono em todos os dias da semana.

A partir da informação que você acabou de ter....Sabe aquele (a) seu (ua) colega que não se importa com o fato de dormir pouco e vive dizendo que é preciso aproveitar a vida porque “terá a eternidade para descansar”? Pois é, tal hábito fará a eternidade chegar (bem) mais cedo para ele (a).

Mas você pode ajudar! Chame-o (a) para uma conversa e diga que você tem uma notícia para dar...


[Fonte: www.greenme.com.br]