Câncer de mama é assunto de homem também!

Em tempos nos quais se salienta tanto a importância da atenção para os sinais do câncer de mama feminino, cabe registrar a mesma necessidade para a referida ocorrência em homens.

Câncer de mama é assunto de homem também!

16/NOV

Sim, elEs também podem ter o problema.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em torno de 1% dos pacientes acometidos pelo câncer de mama são homens.

Entre o referido público, a doença é mais recorrente a partir dos 60 anos (o que não exclui o registro em pessoas mais novas).

Oncologistas do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) explicam que os casos de câncer de mama entre os homens são mais raros por conta, principalmente, da menor exposição ao estrogênio, o hormônio feminino.

“A maioria dos tumores de mama se alimentam dos hormônios femininos, e muitas vezes se desenvolvem pela longa exposição a esses hormônios, do período em que a 

mulher começa a menstruar até a menopausa. Por isso, essa doença é mais comum a partir dos 50 anos, período de pós-menopausa”, explicou a Dra. Laura Testa, oncologista chefe do grupo de mama.

Os homens são atingidos em menor escala pela doença por terem o tecido mamário atrofiado. Eles não recebem as mesmas ações de hormônios femininos que as mulheres.

Por isso vale à pena, assim como recomendado às mulheres, que homens também prestem atenção aos sinais que o corpo apresenta quando algo não vai bem.

E quais são esses sinais em caso de câncer de mama masculino?

Retração do mamilo, inchaço na mama ou na região da axila, pele enrugada ou vermelhidão e dor intensa no local.

Médicos destacam que o desenvolvimento do câncer de mama masculino pode, sim, ser associado a estresse, mas que, na maioria das vezes, tem base genética.

Eles ainda pontuam que a doença entre os homens também pode surgir por desregulação hormonal, ou seja, desenvolver-se em decorrência de situações como a obesidade ou de hábitos como o uso de anabolizantes e tabagismo.

 

[Fonte:  G1 // Bem Estar]