Agenda apertada para praticar atividade física? Com alguns minutos de HIIT sua saúde celular fica em dia

HITT, treinamento de alta intensidade. Certamente você já ouviu falar, certo?

Agenda apertada para praticar atividade física? Com alguns minutos de HIIT sua saúde celular fica em dia

20/OUT

Pois é, segundo um estudo publicado na revista científica American Physiological Society, alguns minutos desse tipo de atividade física oferecem, do ponto de vista celular, os mesmíssimos benefícios de exercícios moderados prolongados.

Uma equipe da Universidade Victoria, na Austrália, acompanhou oito voluntários, que participaram de três planos de exercícios diferentes.

No primeiro, os integrantes pedalaram – direto – por 30 minutos, mantendo o esforço cardíaco em 50%. No segundo, o modelo HIIT foi seguido, sempre com cinco sessões de ciclismo de quatro minutos (com intervalos de descanso de um minuto) e pedalando com 75% da capacidade máxima de oxigênio. No último, fizeram quatro corridas de velocidade com duração de 30 segundos, pedalando o mais rápido que conseguiram. Neste exercício, o período de descanso foi de quatro minutos e meio.

Ao fim do experimento, os pesquisadores registraram a quantidade de energia gasta em cada exercício e realizaram ainda a análise mitocondrial dos músculos da coxa dos participantes.

Tais resultados foram comparados às medidas tomadas antes das sessões de atividade física e os resultados, de acordo com os pesquisadores, apontaram que a escolha do exercício deve partir das preferências individuais, já que os benefícios metabólicos são praticamente os mesmos.

Como eles chegaram a tais conclusões?

A partir dos resultados do experimento que mostraram que as células dos participantes do terceiro grupo (que praticaram quatro sessões de corridas em alta velocidade de 30 segundos, com intervalos de quatro minutos e meio entre elas) estavam tão preparadas para se duplicarem quanto as células dos ciclistas de intensidade moderada (primeiro grupo).

Logo, se você tem agenda apertadíssima e pouco tempo para atividade física, saiba, o ideal para manter a saúde – pelo menos do ponto de vista celular – é separar uns minutos do seu dia e correr o mais rápido que você puder.

Bons exercícios!


[Fonte: Veja.com]