Lei da TV Paga agita a mídia brasileira e viabiliza que empresas de menor porte produzam mais para o mercado

Você sabia que o número de empresas de produção audiovisual cresceu 129% entre 2007 e 2014 e que, juntas, no mesmo período, elas produziram 73,6% mais obras? 

Lei da TV Paga agita a mídia brasileira e viabiliza que empresas de menor porte produzam mais para o mercado

02/OUT

Os dados podem ser conferidos em um estudo da Fundação Dom Cabral em parceria com o Sebrae e a Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais).

A maior parte do crescimento apontado está concentrado no conteúdo independente, ou seja, é produzido por empresas de menor porte.

O total de horas produzidas pelo referido segmento disparou – entre 2008 e 2014 – 536%. Uma das motivações foi a ampla criação de séries, que subiu 318%.

De acordo com o presidente da Apro, Paulo Roberto Schmidt, o referido aumento deve-se à Lei da TV Paga, que passou a obrigar os canais a cumprirem cotas de conteúdo nacional na grade de programação.

A norma em questão (12.485) entrou em vigor em 2012 e estabeleceu, para a maior parte dos canais de TV por assinatura, o mínimo de 3 horas e meia de conteúdo produzido no Brasil, com metade desse material obrigatoriamente criado por empresas independentes.

Schmidt revelou-se muito entusiasmado com o crescimento mencionado. “Foi incrível a quantidade de produtoras que surgiram após o surgimento dessa lei”, pontuou o presidente da Apro.

[Fonte: G1 // Economia]