Alimentação e dieta: você já ouviu falar em jejum intermitente?

Jejum intermitente.

Alimentação e dieta: você já ouviu falar em jejum intermitente?

23/ABR

Já ouviu falar?

Um estudo publicado, recentemente, no periódico científico British Journal of Nutrition, revelou que o referido método de emagrecimento (que visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação, estimulando que o corpo utilize os estoques de gordura e, dessa forma, ocorra a perda de massa gorda) oferece benefícios para a saúde.

Sim!

Pesquisadores da Universidade de Surrey, na Inglaterra, analisaram o impacto da dieta 5:2 – que consiste em comer normalmente cinco vezes por semana e ter uma alimentação muito restritiva duas vezes – e concluíram que...

...o método contribui não apenas para a perda de peso, como também para a redução das taxas de gordura no sangue e a diminuição da pressão arterial, o que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares.

A proposta dos estudiosos era – diante da prescrição da dieta 5:2 – avaliar a capacidade de metabolismo do corpo e a predisposição do organismo de limpar a gordura e a glicose após uma refeição (em comparação com as dietas convencionais).

Vinte e sete voluntários participaram do estudo e foram divididos em dois grupos: um seguiu a dieta 5:2, o outro alimentou-se com restrição calórica.

Os indivíduos sob a dieta 5:2 comeram normalmente por cinco dias e nos dois dias de jejum consumiram 600 calorias. Os que seguiram a dieta diária foram aconselhados a reduzir as calorias: as mulheres ingeriram cerca de 1400 calorias, e os homens, aproximadamente 1900 calorias/dia.

Ao final de 59 dias, os pesquisadores observaram que o grupo que seguiu o jejum intermitente perdeu pelo menos 5% do peso e diminuiu em 9% os índices da pressão 

arterial. Já os voluntários que cumpriram a dieta com menos calorias diárias levaram 73 dias para perder a mesma quantidade de peso e – ao final de todo o processo – diminuíram a pressão arterial em apenas 2%.

Rona Antoni, pesquisadora do departamento de Metabolismo Nutricional da Universidade de Surrey, disse que a dieta 5:2 pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, visto que é capaz de reduzir, em pouco tempo, as taxas de gordura no sangue (além da pressão arterial).

Porém, a própria pesquisadora advertiu: o jejum intermitente não é para todos os tipos de pessoas.

Antes de pensar em adotar qualquer tipo de restrição alimentar, procure um (a) nutricionista. Cuide da sua saúde!

[Fonte: Veja.com]