Pesquisadores da USP revelam: dieta de restrição calórica tem aumento de pelos como efeito colateral

E então você está aí, pensando – seriamente – em adotar a tão comentada dieta da restrição calórica.

Pesquisadores da USP revelam: dieta de restrição calórica tem aumento de pelos como efeito colateral

13/FEV

Objetivo?

Diminuir a gordura corporal e aumentar a expectativa de vida.

Tá, tudo bem (esperamos que você esteja com tal plano em mente, sob orientação de um/a nutricionista), mas...sabia que tal “ferramenta” também pode te deixar mais peludo(a)?

Pois é, a descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de São Paulo e divulgada – recentemente – na revista científica “Cell Reports”.

O efeito colateral da restrição calórica foi observado durante experimento com camundongos, parte do trabalho do pós-doc da pesquisadora Maria Fernanda Forni (orientado por Alicia Kowaltowski, professora do Instituto de Química da USP).

De acordo com a observação das especialistas, o “fenômeno” é resultado de uma adaptação evolutiva dos animais para que estes se mantenham aquecidos – e vivos – caso se deparem com situação restritiva de alimentos.

Mas como será que isso acontece?

É que, com o emagrecimento, a gordura do corpo dos animais também é reduzida e ela - a gordura - é que ajuda a deixar os corpos aquecidos.

Pois é.. Houston, temos um problema!

Como o organismo animal reage então?

Estimulando o crescimento de pelos!

Ainda foi registrado um aumento da circulação sanguínea, bem como importante alteração no metabolismo que objetivou o aumento da eficiência energética.

As mudanças notadas – nos pelos e nas peles dos animais – ocorreram em pouquíssimo tempo, só alguns meses depois que o experimento teve início.

Com base no exemplo de laboratório, ao discutir a opção da restrição calórica com seu(ua) nutricionista, convém que vocês, juntos, avaliem esta possibilidade.

Você poderá reduzir a gordura do organismo, porém, poderá ganhar pelos a mais pelo corpo!

[Fonte: Exame.com]