A função “soneca” do despertador impede o sono reparador e faz muito mal para a saúde

Você, certamente, deve conhecer alguém que usa a função “soneca” do despertador para acordar e começar o dia, confere?

A função “soneca” do despertador impede o sono reparador e faz muito mal para a saúde

26/JUN

Muita gente lança mão deste recurso hoje em dia. É a boa e velha tática usada para aproveitar todos os minutos possíveis embaixo das cobertas. É a ideia equivocada de que este “tempinho” vai ser útil para reunir os pensamentos e começar o dia.

Pois é, mas, embora pareça inofensivo, este dorme-e-acorda-dorme-e-acorda faz muito mal à saúde

Especialistas explicam que enrolar na cama por – por exemplo – nove minutos e acionar a função soneca já é um forte impeditivo para que o sono reparador (do qual tanto precisamos para que acordemos descansados e cheios de energia) ocorra.

Despertar e voltar a cochilar em espaços curtos de tempo confunde o cérebro e – segundo algumas hipóteses – faz com que ele inicie o processo de segregar mais neuroquímicos que causam sono.

Isso significa que o recurso da soneca contribui para que o indivíduo já comece o dia cansado. Sem contar os prejuízos à saúde que já citamos acima...

Ah , duvida?

Então fique sabendo que há inúmeros estudos provando que um sono deficiente está diretamente ligado a vários distúrbios de saúde, como pressão alta, problemas de memória e até mesmo (des) controle no peso.

Viu aí?

Uhmmm...então quer dizer que o (a) “Sr(a). Botão Soneca” é você?

Pode parar com isso já!

A orientação dos especialistas é: defina seu alarme para um horário determinado e, quando ele tocar, nada de lero lero, levante e pronto.


[Fonte: Revista Galileu]