22 de março: um dia para o mundo celebrar a água!

Pense rápido: é essencial para a vida na Terra, tanto que mais de 70% da extensão do planeta são cobertos pelo elemento em questão.

22 de março: um dia para o mundo celebrar a água!

22/MAR

De que substância estamos falando?

Da água, claro!

Hoje, 22 de março é dia desse recurso natural essencial, seja na versão componente bioquímico dos seres vivos, abordado como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, visto como elemento representativo de valores sociais e culturais e, ainda, compreendido como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

Sim, hoje celebramos o Dia Mundial da Água!

A data foi registrada no calendário do planeta, em 1993, pela Organização das Nações Unidas - ONU, por meio da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro daquele ano.

Na ocasião declarou-se que 22 de março seria a data oficial para que o mundo celebrasse e refletisse a respeito do significado da água para a vida na Terra. O objetivo foi o de alertar os povos de todo o planeta para a necessidade da preservação deste mineral de fundamental importância para a sobrevivência de todos os ecossistemas da “grande casa” em que vivemos. 

Para ajudar nesta reflexão, existe – inclusive – uma Declaração Universal dos Direitos da Água, sabia?

As diversas normas, entre inúmeras explicações, fazem referência ao líquido essencial como patrimônio do planeta, a determinam como seiva da vida, alertam para a lentidão, fragilidade e limitação dos recursos naturais que transformam o líquido valioso em água potável e advertem que o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.

E você, o que tem feito pela preservação do líquido essencial à vida?

Feliz Dia Mundial da Água!


[Fonte: www.calendarr.com]