Atividade física e crianças: combinação adequada ou não?

Com a obesidade já instalada no mundo com contornos de epidemia, nada mais urgente do que cuidar da saúde das gerações mais novas, a fim de que não engrossem o problema no futuro.

Atividade física e crianças: combinação adequada ou não?

12/ABR

Falando o português claro, nada mais necessário do que prestar atenção aos hábitos das crianças, desde a alimentação adequada até a prática de atividade física. Prática de atividade física?

Mas será que é recomendável tão cedo?

Além de contribuir para o gasto de energia, o esporte é fundamental para a formação do indivíduo. A criança precisa aprender – o quanto antes – que o corpo precisa de movimento e que a quadra poliesportiva é o ambiente onde ela pode se testar, vivenciar e entender as infinitas possibilidades que o corpo tem para se movimentar.

A hora de “suar a camisa” é o momento em que os pequenos aprendem a se relacionar em equipe, a competir com outras crianças e a saber perder.

Então, voltando à pergunta inicial, será que é indicado – mesmo – colocar a criança em contato com o esporte ainda em tenra idade?

A resposta é sim!

A quadra (ou qualquer outro ambiente relacionado à atividade esportiva) não é um lugar de competição extrema nem de colocar em pauta quem é um atleta melhor ou pior, e sim uma forma de educar por meio do esporte.

[Fonte: Portal da Educação Física]