Ibama dispõe de novo aliado para prevenir / estagnar o desmatamento na Amazônia

Operação Panóptico.

Já ouviu falar?

Trata-se do nome dado ao novo modelo de fiscalização ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que tem por intuito prevenir o desmatamento na Amazônia.

Como isso acontece?

Nós te explicamos.

O processo todo ocorre a partir da identificação de áreas com maior risco de desmatamento ilegal.

Com o desenrolar da Operação, proprietários rurais são monitorados e recebem alertas do Instituto para não desmatar.

Se cometerem infração, a punição é imediata.

As áreas com maior risco de desmatamento são definidas (por informações georreferenciadas disponíveis em bases de dados) e, a partir disso, é possível analisar e identificar os proprietários de cada imóvel rural.

Os proprietários são orientados sobre a necessidade de solicitar autorização prévia ao órgão ambiental estadual antes de qualquer supressão de vegetação e recebem informações sobre as consequências administrativas, civis e criminais do desmatamento ilegal.

Multas e embargos (assim como demais sanções previstas na legislação) são aplicados, posteriormente, diante de possível descumprimento dos alertas do Instituto.

A Operação Panóptico foi concebida a partir de estudos científicos realizados por analista ambiental do Ibama e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

[Fonte: http://www.ibama.gov.br]