Confira as tendências de 2020 para o mercado de RH

O ano está novinho em folha, começando, e, junto com (mais) este início, é bem comum que “pipoquem” tendências para as mais variadas áreas do mercado de trabalho.

Confira as tendências de 2020 para o mercado de RH

22/JAN

Com o setor de RH não é diferente e é para esses profissionais que vamos falar hoje.

A área de Pesquisa Econômica do Glassdoor (site no qual funcionários e ex-funcionários analisam, anonimamente, as empresas) realizou um estudo e trouxe boas informações para acrescentar aos conhecimentos de quem atua na área de Recursos Humanos e pretende estar por dentro das tendências da profissão em 2020.

Uma das dicas é que, contrariando o velho medo de que os algoritmos da inteligência artificial substituiriam grande número de trabalhadores, dominar tal recurso será mais do que essencial para automatizar agendamento de reuniões, realizar suporte ao usuário (via bots de bate-papo) e aprimorar ferramentas que ajudem a identificar e contratar talentos.

Quer mais um dado que a pesquisa trouxe?

Este ano, à medida que as empresas sigam orientadas para o movimento de construir equipes mais holísticas, as que quiserem se destacar entre seus pares deverão olhar com especial atenção – na hora de contratar – para os conceitos “diversidade” e “inclusão”.  E a expectativa para 2020 é que postos abertos para média e alta gerência sejam preenchidos por líderes cada vez mais alinhados com este propósito.

Por fim, os novos 366 dias que iremos trilhar trarão que a força de trabalho mais crescente será a formada pelos Baby Boomers. Isso mesmo, nada de Millenials ou geração Z! 

O mercado vai prezar, e muito, por experiência. E é bom que os RH’s estejam “antenados” com esta realidade. Os benefícios trazidos pela absorção de tais talentos são inúmeros, afinal, eles têm um rico conhecimento institucional e contatos profissionais difíceis de encontrar entre os jovens talentos.

Ah, e a contratação mobile também promete emplacar, viu? A tendência, em 2020, é que as empresas simplifiquem seus sistemas de candidaturas, o que vai tornar a experiência mobile muito mais fácil e amigável para os profissionais.

Quem poderia imaginar, não? No último ano desta década, assim como tantos outros aspectos da vida cotidiana, o uso dos desktops tradicionais vai diminuir significativamente. E os dispositivos móveis vão ocupar muito mais espaço, inclusive para fins de contratação. 


[Fonte: Glassdoor]