Tarefa desagradável à vista? Confira 4 estratégias bem úteis para dar conta dela

E aí...lá vem aquela tarefa aborrecida que você não está com vontade alguma de realizar, maaasss, é preciso dar conta dela.

Tarefa desagradável à vista? Confira 4 estratégias bem úteis para dar conta dela

15/ABR

O que fazer?

Onde encontrar ânimo para ir em frente?

Já se sabe que pessoas bem-sucedidas recorrem a uma variedade de estratégias mentais para tornar mais palatáveis desafios que parecem difíceis, mas, pesquisadores revelaram que apenas algumas abordagens são realmente eficazes.

Um dos estudos mais famosos sobre autocontrole – o chamado "teste do marshmallow" (em que crianças podiam ganhar um marshmallow ou dois, se conseguissem resistir a comer o primeiro por um determinado período de tempo) – ensina muito pouco sobre como manter o foco em um ambiente natural.

O teste do marshmallow revela-se bastante artificial porque poucas tarefas na vida cotidiana exigem esperar 15 minutos sem tocar em um marshmallow, no entanto, são inúmeras as que requerem (muita!) paciência.

A partir disso, estudiosos isolaram quatro estratégias definidas como sendo as mais eficazes para realizar – com êxito – tarefas que são consideradas maçantes.

A primeira é focar nas consequências positivas (lembrar o porquê da realização de tal atividade e pensar nos resultados positivos disso).

Depois deve vir o foco nas consequências negativas (imaginar o que poderá ocorrer se a tarefa não for realizada).

Terceira providência: pensar no término (lembrar a si mesmo/a que a tarefa será concluída em breve). 

E, por último, um esforço que pode ser tão difícil quanto a própria tarefa, digamos, indesejável: controlar as emoções (mudar a forma como se sente, ou seja, tentar ficar de bom humor).

Tudo anotado aí?

Mãos à obra!


[Fonte: UOL // Ciência e Saúde]