Falemos sobre a importância da saúde mental!

Hoje, o assunto é saúde mental.

Falemos sobre a importância da saúde mental!

17/JAN

Tão importante, especialmente nos tempos em que estamos vivendo, não?

 

A saúde mental é fator fundamental que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é preponderante para um convívio social saudável.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de saúde é bem mais abrangente que a simples ausência de doença.


Trata-se de um completo estado de bem-estar físico, mental e social, logo, merece atenção em todos os seus aspectos.


É fato que o assunto é envolto por inúmero mitos e alguns deles dão conta de que doenças mentais são frutos da imaginação de quem tem a mente confusa, de que todos os distúrbios psicológicos levam à loucura, de que nem adianta procurar ajuda psiquiátrica, pois nenhum desajuste mental tem cura e, por fim, que  pacientes com problemas mentais são todos igualmente imprevisíveis ou perigosos.


Por isso, é mais que urgente a necessidade de reformulação de políticas públicas que viabilizem condições e critérios para a promoção da saúde mental.


E necessário estabelecer ações com viabilidade prática para transformar a atual conjuntura que envolve a realidade dos tratamentos de problemas mentais no país.


Sim, porque a inexistência de um sistema que respeite – e garanta – os direitos civis e socioeconômicos contribui, e muito, para o agravamento das doenças mentais, além de elevar o percentual de indivíduos sem a devida assistência.


Dentre os hábitos descritos na literatura médica como muito prejudiciais para o equilíbrio mental estão os pensamentos negativos, o vício em jogos, álcool e drogas e uso excessivo da internet. 


E as medidas que influenciam – positivamente – na qualidade da saúde mental, quais são?


Ok, vamos a elas: relaxar alguns minutos por dia, dar atenção a quem precisa, controlar a ansiedade, sair da mesmice, cuidar do sono e da alimentação, treinar a mente de forma positiva e, se necessário, buscar tratamento.


Tudo anotado aí?



[Fonte: hospitalsantamonica.com.br]