Efeito pandemia: Conselho Internacional projeta encolhimento de produção global de milho na safra 2020/21

Os efeitos da pandemia da Covid-19 na economia já serão sentidos logo no início de 2021.

Efeito pandemia: Conselho Internacional projeta encolhimento de produção global de milho na safra 2020/21

26/NOV

Pelo menos é o que indica o Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês), que reduziu sua estimativa para a produção global de milho 2020/21, o que reflete quedas nas perspectivas para as safras de diversas regiões do globo, como Estados Unidos, Ucrânia e União Europeia.

Feita a atualização mensal de praxe, o IGC alterou, significativamente, por exemplo, a projeção da safra da Ucrânia. Antes, a espera era (com mínima de três anos) por uma produção de 35 milhões de toneladas. Com o corte, a projeção caiu para 33 milhões/ton.

Já nos EUA, as estimativas para a produção de milho giram – de acordo com o Departamento de Agricultura norte-americano (USDA, na sigla em inglês) – em torno de 373,9 milhões de toneladas, porém, a projeção anterior do IGC era maior, 376,5 milhões/ton.

Na União Europeia, a safra de milho deve atingir 62,6 milhões de toneladas contra o prognóstico anterior, da ordem de 67,4 milhões/ton.

 Agora falando, especificamente, sobre trigo, o IGC havia projetado, para a safra global 2020/21, 1 milhão de toneladas. Diante do cenário, este número baixou para 764 milhões/ton.

E, por fim, avaliando a produção global, 2020/2, de soja, temos que foi estimada em 370 milhões de toneladas. A queda é visível quando observamos que a previsão anterior era 373 milhões/ton. O motivo, segundo o IGC, foi o encolhimento das safras nos EUA, Argentina, Índia e Ucrânia.


[Fonte: G1// Agro]