Planejando uma pós-graduação? Confira estas dicas para obter o melhor do curso

2020 chegando ao fim e 2021 se aproximando acompanhado dos desejos de todo um planeta para que a pandemia da Covid-19 seja estancada.

Planejando uma pós-graduação? Confira estas dicas para obter o melhor do curso

19/NOV

A melhor coisa que você pode fazer, neste momento, é começar a programar, desde já, como será o seu 2021. Que tal uma pós-graduação?

Bela ideia, não? Investimento no seu futuro profissional!

Para que você possa tirar o projeto do papel sem sustos, nós, da Universidade Castelo Branco, temos umas dicas de preparação, vem ver...

A primeiríssima recomendação é cuidar bem da sua saúde física e mental. Muitos são os (as) estudantes que elaboram seus projetos de pesquisa tendo como principal objetivo conquistar a vaga na pós-graduação. Pois é, só que, justamente por isso, acabam deixando de lado seus interesses pessoais, o que pode resultar em falta de motivação.

Outra dica? Vamos lá...

Faça planejamentos de curto, médio e longo prazo.

Sim, porque a falta de planejamento e organização da pesquisa é um dos principais fatores motivadores de desestabilização de pós-graduandos (as). Planejamentos de médio e longo prazo evitam que você assuma compromissos de menos importância (que roubam seu tempo e prejudicam o alcance de suas metas).

E o planejamento de longo prazo deve conter todas as datas importantes do protocolo da pesquisa, como data de entrega dos relatórios, data da qualificação, prazos limites para os exames de proficiência em língua estrangeira, exigências de publicações em revistas, datas de congressos importantes, data da defesa final, entre outras tarefas de prazo estendido.

Seguimos orientando que você crie hábitos que favoreçam o ato de – sempre – pesquisar e, para finalizar, sugerimos que você trate de aprimorar seu processo de escrita.

Todos os que decidem fazer uma pós-graduação sabem que terão de produzir artigos, ensaios, monografia, dissertação ou tese. Isso significa que o texto acadêmico deve ser argumentativo e baseado em leituras de textos teóricos relacionados ao tema abordado.

Enfim, aí estão algumas dicas para que você comece sua pós-graduação com o pé direito. Rumo a um 2021 mais leve e muito produtivo!

 

[Fonte: meorientacademy.com.br]