Cientistas em Hong Kong anunciam 1º caso de reinfecção por coronavírus. OMS diz que ocorrência é possível

Não bastasse a pandemia da Covid-19 assolando o mundo, surge, agora, notícia sobre caso de reinfecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Cientistas em Hong Kong anunciam 1º caso de reinfecção por coronavírus. OMS diz que ocorrência é possível

03/SET

Sim, cientistas anunciaram, em Hong Kong, no último dia 24, que um paciente - aparentemente saudável e jovem – teve um segundo caso de infecção pela Covid-19,  diagnosticado 4 meses e meio depois do primeiro episódio.

Os pesquisadores testaram o código genético do vírus e o que descobriram foi que, na segunda infecção, este pertencia a uma linhagem diferente da primeira.

Quando foi contaminado pela primeira vez, o paciente, um homem de 33 anos, teve apenas sintomas leves. Na segunda vez, nenhum sintoma.

"Nossos resultados provam que a segunda infecção é causada por um novo vírus, que ele adquiriu recentemente, em vez de uma disseminação viral prolongada", afirmou Kelvin Kai-Wang To, microbiologista clínico da Universidade de Hong Kong.

Ainda de acordo com os pesquisadores, a segunda "versão" do vírus é mais próxima à que circulou na Europa entre julho e agosto (o paciente havia voltado de uma viagem à Espanha). O primeiro vírus era semelhante aos que circularam em março e abril.

Mas e os anticorpos? Não deveriam ter impedido a segunda infecção?

Os especialistas explicaram que, no caso do paciente de Hong Kong, apesar de ele ter tido um primeiro contato com a Covid-19, quando foi infectado pela segunda vez não houve registro de anticorpos (que só apareceram cinco dias depois).


Duas possibilidades explicam tal “evento”:

- ele não desenvolveu os anticorpos depois da primeira infecção;

- ele desenvolveu, sim, os anticorpos após a primeira infecção, porém, eles foram "sumindo", e, quando ocorreu a segunda infecção, já não era mais possível detectá-los.


Os cientistas advertem que esta falta de respostas nos anticorpos pode ter consequências tanto para tornar possível que as pessoas tenham o coronavírus mais de uma vez quanto na gravidade da doença.

A líder técnica da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria van Kerkhove, disse que "é possível" que este seja o primeiro caso confirmado de reinfecção no mundo.

E essa agora, hein? Era só o que faltava...

No Brasil, 15 casos de possível reinfecção estão sendo investigados.


[Fonte: G1 // Bem Estar]