Dia do Estudante! Conheça a origem da celebração

Você sabia que neste 11 de agosto celebramos o Dia do Estudante?

Dia do Estudante! Conheça a origem da celebração

11/AGO

Em meio à confusão instaurada pelo novo coronavírus – que tem levado governantes a incertezas no que tange à volta às aulas de forma presencial – celebramos, em mais um ano, o direito básico dos cidadãos, a fase da vida em que nos dedicamos à busca do conhecimento por meio do estudo constante sobre os temas que nos rodeiam.

O Dia do Estudante passou a figurar em nosso calendário em 11 de agosto de 1827, pelas mãos do Imperador D. Pedro I: ele instituiu os dois primeiros cursos de ensino superior do Brasil, nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais.

Os cursos em questão foram “emoldurados” nas faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

Antes dessa providência do imperador, o acesso aos cursos superiores era limitado às famílias com posses. Significa dizer que, aqueles que podiam estudar, para fazê-lo, tinham de deixar o Brasil para estudar na Europa.

No entanto, segundo a história, os cursos referidos não foram os primeiros superiores do país. De acordo com registros, o terceiro grau foi instituído no país em 1808, apesar de a criação das universidades só ter sido aprovada anos depois.

Mas qual a relação do Dia do Estudante com a criação dos cursos de Direito?

É que as Ciências Jurídicas têm destacada importância na história da Educação em nosso país.

E vale ressaltar que uma boa educação e um bom ensino escolar ajudam a formar uma sociedade sólida, com senso crítico apurado para solucionar crises, além de formar profissionais qualificados.


Feliz Dia do Estudante!