Quais são os principais tipos de Engenharia? Saiba mais sobre a profissão

Você é – como se diz por aí – da “galera das Exatas”?

Quais são os principais tipos de Engenharia? Saiba mais sobre a profissão

22/JUL

Se for, já deve ter pensado na Engenharia como futuro profissional. Não é para menos, esta é uma das profissões mais tradicionais há muitas e muitas gerações.

Mas são tantos tipos de Engenharia, já parou para pensar nisso?

Como diferenciar uma da outra e – em um momento de dúvida, por exemplo, como o vestibular – escolher a variação exata da carreira?

Vamos te dizer que a primeira providência é fazer uma pesquisa sobre os diferentes tipos de profissão para identificar aquele que fala mais alto ao coração.

Isto feito, vale checar, também, dentre os tipos de Engenharia, qual é o mais solicitado no mercado de trabalho. Com este dado em mente são bem maiores as chances de trilhar um caminho que permita construir carreira sólida. 

Bom, mas vamos às algumas das variações da profissão...

Comecemos pela Engenharia Civil.

De uns tempos para cá, o mercado da construção civil voltou a reaquecer, o que demandou a atuação de engenheiros civis. Os profissionais em questão podem atuar tanto na realização de projetos como no acompanhamento de obras civis e rurais, na construção de pavimentos e viadutos, por exemplo. Logo, dá para perceber que é atuação é bastante ampla, certo?

A próxima variação muito requisitada no mercado atual é a Engenharia Ambiental. O conceito de sustentabilidade nunca esteve tão presente na vida humana como atualmente.

Por meio de técnicas, equipamentos e processos que ajudam na preservação do meio ambiente, o (a) engenheiro (a) ambiental é o (a) profissional responsável pelo desenvolvimento de atividades sustentáveis.

Vamos à Engenharia Mecânica?

Também é um setor muito promissor da profissão. Por quê? Devido ao crescimento das indústrias, que nunca para. Isso faz com que o (a) engenheiro (a) mecânico (a) – responsável pelo desenvolvimento de sistemas mecânicos, máquinas e veículos – seja sempre muito requisitado (a).

Ainda vamos destacar a Engenharia de Controle e Automação. Anote aí: trata-se de um dos tipos de Engenharia que mais tem futuro, visto que foi desenvolvido justamente dentro da nova era em que vivemos (que requer conhecimento das tecnologias). Para ficar mais claro: um (a) engenheiro (a) de Controle e Automação atua no desenvolvimento, planejamento, controle e automação de sistemas inteligentes.

Por fim, vamos falar da Engenharia Elétrica. Como o próprio nome já diz, este é um tipo de Engenharia que atua nos sistemas elétricos, operação de aparelhos, projeção e consultoria em usinas.

Ufa! Tantas variações dentro de uma mesma profissão, não?

Como escolher aquela que vai trazer alegria, satisfação e sucesso?

Como já dissemos lá no começo, em primeiríssimo lugar é preciso fazer uma análise sobre o que se espera do futuro. Sim, porque, às vezes, a carreira exige mudança de cidade, de estado ou até de país.

E, claro, falamos, lá no início, que é interessante analisar o desempenho de mercado do tipo de engenharia escolhido, mas, é claro, a escolha deve se basear na variação da carreira com a qual o (a) futuro (a) engenheiro (a) mais se identificar.

 

[Fonte: Blog da Engenharia.com]