Dia Mundial da Arquitetura!

Hoje, 1º de julho, celebramos o Dia Mundial da Arquitetura.

Dia Mundial da Arquitetura!

01/JUL

Muitas vezes este detalhe pode nos passar despercebido, mas a verdade é que a Arquitetura está – muito! – presente em nossa vida.

Sim!

A casa onde moramos foi pensada, planejada e executada por um (a) arquiteto (a).

E as cidades e infraestruturas (de qualquer porte) das quais usufruímos também foram criadas pelos homenageados de hoje.

A Arquitetura conta a história de um local, é cultural!

Claro! O formato das construções revela o momento histórico de um povo e o material utilizado revela a disponibilidade dos recursos disponíveis. Além disso, a Arquitetura traduz o gosto pessoal de quem encomendou um projeto, visto que o (a) arquiteto (a) precisa ter a sensibilidade de traduzir os desejos de seus clientes.

Para chamar a atenção do público para os grandes talentos da área, em 1979 foi criado o Prêmio Pritzker de Arquitetura (o Prêmio Nobel do setor, idealizado pela Fundação Hyatt), que, anualmente, condecora arquitetos que cumprem os princípios enunciados por Vitrúvio: solidez, beleza e funcionalidade.

Em 1988, o maior nome da Arquitetura Brasileira levou o prêmio para casa pelo projeto do Palácio do Planalto, em Brasília.

De quem se trata?

Oscar Niemeyer!

Nós, da Universidade Castelo Branco, rendemos nossas homenagens aos profissionais hoje saudados. Feliz Dia Mundial da Arquitetura!


[Fonte: www.calendarr.com]